06 de setembro de 2019

Guia dá apoio a equipes do Instituto Alcoa no engajamento da comunidade e na mobilização de ações locais

Guia imagem

Engajar a sociedade em causas e projetos de interesse público é uma das propostas de atuação do Instituto Alcoa. Em julho, os membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, atuantes na articulação com a comunidade para o desenvolvimento social e sustentável nos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), e as Equipes Líderes de Assuntos e/ou Relações Institucionais da Alcoa receberam uma ferramenta que dará suporte a esse trabalho: o Guia de Apoio à Mobilização Local.

 

O material complementa uma série de encontros de formação presencial realizados em maio, parte de um trabalho de consolidação do legado de 29 anos do IA e de reforço dos novos desafios lançados em 2019, junto à nova estratégia focada na melhoria da qualidade da educação, ampliação da geração de trabalho e renda e fortalecimento do engajamento social. O intuito do IA é atuar em parceria com funcionários e comunidades para que os resultados das ações sejam cada vez mais efetivos e os territórios mais inclusivos e menos desiguais.

 

            Nos encontros, foram compartilhadas as novas diretrizes do IA, além de reflexões sobre a situação destas três frentes de ação em cada território e as possibilidades de atuação conjunta em novas iniciativas de mobilização e engajamento das comunidades.

 

No Guia, as equipes têm acesso a essas informações de forma sistematizada, podendo consultá-las a qualquer momento. Em agosto, haverá outros encontros nos municípios para uma nova rodada com os grupos e construção dos planos de ação locais de mobilização.

 

            Entre os tópicos reunidos no Guia estão a trajetória do IA, dados e informações relevantes sobre a realidade de cada município, para que os grupos possam pensar em ações concretas e efetivas de transformação dos territórios. Há um detalhamento das causas educação, geração de trabalho e renda e engajamento social, assim como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que pautam essa atuação. É possível ainda encontrar dicas e sugestões de iniciativas e projetos que podem ser desenvolvidos localmente, colaborando no processo de mobilização local.

 

“As atividades do IA sempre contribuíram positivamente no desenvolvimento das comunidades de São Luís (MA). Estamos em um momento desafiador de consolidação de novas estratégias para que possamos alcançar impactos cada vez mais significativos. A forma como os trabalhos estão sendo conduzidos, com o envolvimento, mobilização e contribuição de todos, está sendo fundamental para alcançar nossos objetivos. O Guia de Apoio à Mobilização Local tem um papel fundamental nesse processo, nos possibilitando reflexões relacionadas à realidade local e também buscando o desenvolvimento de iniciativas que contribuam na transformação efetiva de nossas comunidades”, diz Joana Burgos, Supervisora de Relações Institucionais da Alumar.