11 de dezembro de 2019

Provas do Saeb: oportunidade para ampliar o entendimento sobre a importância da melhoria da qualidade da educação

Ação integrada nos territórios de atuação do Instituto Alcoa sensibilizou, informou e engajou famílias, alunos, professores, equipes das escolas, agentes públicos e funcionários e voluntários da Alcoa.

Vista como um dos pilares da agenda pública no Brasil e no mundo para uma sociedade cada vez mais justa e menos desigual, a educação é tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4): “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

O tema tem sido a principal área de atuação de institutos, fundações e empresas nos últimos vinte anos, de acordo com dados do Censo GIFE. Segundo a pesquisa, mais de 80% dos investidores sociais afirmaram ter atuado com a agenda, seja por meio do desenvolvimento de ações próprias ou do apoio a iniciativas de terceiros.

Em consonância com essa tendência, em 2019, a atuação do Instituto Alcoa no tema ganhou ainda mais força com o direcionamento de esforços e convergências para essa causa. Educação de qualidade, com foco no Ensino Fundamental, e engajamento das comunidades são duas das três causas de atuação do Instituto a partir deste ano. Junto com geração de trabalho e renda, o tripé sintetiza o objetivo de impacto social positivo do Instituto nos territórios em que a Alcoa está presente.

Pensando nisso, entre setembro e outubro deste ano, os municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) – e comunidades do entorno – realizaram uma ação integrada para mobilizar as comunidades para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicadas de 21 de outubro a 1º de novembro a fim de avaliar estudantes, professores, diretores e dirigentes da rede pública de ensino de todo o país.

O objetivo foi tanto preparar as comunidades escolares para os testes, a fim de contribuir com a melhoria dos resultados dos municípios, quanto ampliar o entendimento e o engajamento de todos os setores acerca da importância da melhoria da qualidade da educação. Tanto as Secretarias Municipais de Educação, quanto as escolas, além de funcionários e voluntários da Alcoa e toda a comunidade nos três territórios foram convidados e incentivados a se envolver com a causa.

O Saeb

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências.

Um dos principais indicadores produzidos a partir do Saeb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ferramenta permite o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a Educação Básica, que tem estabelecido como meta que, em 2022, o Ideb do Brasil seja 6,0 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Na última avaliação, em 2017, o Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental atingiu a meta e cresceu – chegou a 5,5 –, mas não alcançou 6,0. Já o Ideb dos anos finais do Ensino Fundamental não atingiu a meta de 4,7 – ficou em 4,4.

No que se refere aos territórios de atuação do IA, Poços de Caldas apresentou um Ideb de 6,3 para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 5,0 para os anos finais do Ensino Fundamental. Com isso, a cidade atingiu a meta projetada para o território nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não para os anos finais, que era de 5,5.

Juruti, por sua vez, apresentou um Ideb de 4,7 para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 4,1 para os anos finais do Ensino Fundamental. Com isso, a cidade atingiu a meta projetada para o território nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mas não para os anos finais, que era de 4,9.

Já o Ideb de São Luís para os anos iniciais do Ensino Fundamental foi de 4,7 e para os anos finais 4,1. Com isso, a cidade não atingiu as metas projetadas para o território, que foram de 5,4 e 4,8, respectivamente.

“Os dados do Ensino Fundamental dos municípios em que atuamos mostram que ainda temos muitos desafios. Estamos construindo soluções em conjunto com a gestão pública e a sociedade civil porque acreditamos que só assim poderemos ter resultados mais efetivos”, afirma Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa.

Ações nos territórios

As ações em torno das provas do Saeb contaram com a participação de lideranças, membros da Equipe Líder de Relações Comunitárias da Alcoa e de representantes do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias nos três territórios.

Apesar de atuarem com um mote comum, os territórios tiveram autonomia para planejar e executar ações voltadas às demandas locais, em consonância com que o que foi definido como prioridade do Instituto para o ano de 2019. A ação integrada de mobilização teve a intenção de fortalecer as iniciativas já encampadas nos municípios com as Secretarias de Educação, a fim de somar força às políticas públicas.

As intervenções contemplaram desde atividades de capacitação de voluntários e rodas de conversa nas escolas, organizações locais, Secretarias e empresas até ações de comunicação e engajamento como produção de peças de comunicação, mobilização nas redes sociais, distribuição de materiais impressos e fixação de cartazes, ações de engajamento com as equipes das Secretarias Municipais de Educação, entre outras.

Para a gerente de programas do Instituto Alcoa, o grupo tem um papel estratégico no processo de engajamento das comunidades devido ao seu potencial de articulação local e aos diversos ativos existentes, que unem vários saberes. “A participação e o engajamento das comunidades nas causas do Instituto Alcoa são fundamentais para que os impactos possam ser mais efetivos e a transformação que buscamos nos territórios aconteça.”

Poços de Caldas

Intitulada Educação em Pauta, a ação em Poços de Caldas se deu com a divulgação de peças de comunicação e cartazes contendo os indicadores educacionais dos municípios de Andradas, Divinolândia e Poços de Caldas em parceria com as Secretarias de Educação dos respectivos municípios.

As ações envolveram cerca de 15 voluntários da Equipe Líder e também da Secretaria. Por meio de informativos e comunicados às equipes e funcionários da Unidade da Alcoa no território, a iniciativa alcançou aproximadamente 800 colaboradores.

A ação de comunicação se estendeu também às mídias sociais e à imprensa local. Blog Poços Hoje, Jornal da Mantiqueira e Folha Popular deram notícia sobre a mobilização. No Facebook, mais de 1.700 pessoas foram alcançadas.

Elvira Nogueira, secretária de educação de Andradas (MG), celebra os resultados da ação no município. “Foi de grande valia, ajudando na conscientização dos pais e contribuindo com o envolvimento dos nossos alunos.”

São Luís

Já em São Luís, as ações envolveram reuniões com Equipe Líder de Relações Institucionais e Conselho Consultivo para discutir conjuntamente a estratégia de sensibilização das comunidades em torno da realidade educacional do território.

Ações de comunicação nas redes sociais com colaboradores da Alumar se somaram a intervenções e debates durante visitas a comunidades do município.

ACTION_Elza Albuquerque 2 (1)

Juruti

Em Juruti, o projeto Educação: Compromisso de Todos envolveu ações de produção e fixação de cartazes nas escolas, na sede da Semed e na Unidade da Alcoa na cidade, bem como ações de comunicação nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação – que se estenderam aos funcionários da Unidade da Alcoa no município –, além de mobilização com diretores, coordenadores, professores, famílias e alunos.

“Todo esse trabalho de mobilização foi muito positivo. Os professores se sentiram acolhidos por estarem trabalhando diretamente com a comunidade e a socialização de experiências entre as escolas foi muito importante”, conta Gercilene Amaral da Silva, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.

Lidiane Guimarães, diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Juruti, celebra a interação com os voluntários e o Conselho Consultivo de Relações Comunitárias. “A Alcoa pôde conhecer um pouco mais sobre a realidade vivenciada pela Secretaria e também partilhar sua experiência, agregando valor para a melhoria de vida dos munícipes. Esperamos poder empreender juntos outras iniciativas.”