27 de fevereiro de 2020

Programa Ecoa Gestão tem início com visita a São Luís

Encontro SEMED São Luís 2020-02-07 1


Reformulado a partir da teoria de mudança desenvolvida pelo Instituto Alcoa no final de 2018, o Programa ECOA ganhou um novo formato a partir deste ano. Além
da ênfase nas disciplinas Português e Matemática, o Ecoa prevê ainda uma frente de trabalho em gestão com as secretarias de educação dos três municípios e dez unidades escolares de cada território.

Em 2020, o Programa Ecoa Gestão abrangerá 30 escolas municipais de Ensino Fundamental de São Luís, Poços de Caldas e Juruti (10 escolas por município) com foco nos anos iniciais, ou seja, primeiro ao quinto ano.

Em fevereiro, tiveram início as atividades do Ecoa Gestão, realizado em parceria com a Interação Urbana. O eixo tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências de gestores educacionais e escolares em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos.

A primeira etapa da ação (sensibilização e pactuação com secretários e gestores municipais de educação) teve início em dezembro nos três territórios. Em fevereiro, a equipe da Interação Urbana iniciou a segunda etapa (planejamento estratégico das secretarias municipais de educação), que visa ao diagnóstico e prognóstico da educação nas três localidades.

A ação teve início em São Luís (MA) com a visita à secretaria de educação do município. A atividade contou com a participação do secretário municipal de Educação, professor Moacir Feitosa; da secretária-adjunta, professora Maria de Jesus; de Arsenia Formiga, superintendente de Ensino Fundamental; além da equipe técnica da secretaria.

“É o Instituto Alcoa chegando para somar com a Educação de São Luís”, comemora a secretária-adjunta e professora Maria de Jesus.

Para Arsenia, a iniciativa é uma oportunidade de aprendizagem proporcionada pela parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal, que vem se alargando há algum tempo. “Acredito que esse novo formato do Ecoa vai reverberar com mais autonomia e aprendizagem.”

Em Poços de Caldas, a etapa está prevista para os dias 27 e 28 de fevereiro. Já em Juruti, a previsão é que aconteça de 16 a 20 de março.