25 de maio de 2020

#CompartilharFazBem

IMG-20200327-WA0017

Além das ações de ajuda humanitária promovidas pelo Instituto Alcoa, uma série de iniciativas tem mobilizado moradores e organizações locais para o enfrentamento dos desafios no atual cenário de crise.

Essas ações estão sendo compartilhadas na página do Instituto Alcoa no Facebook com a hashtag #CompartilharFazBem.

Confira, a seguir, algumas delas.

Produção de máscaras

Frente à diretriz do distanciamento social, os colaboradores do Projeto Costurando Sonhos - apoiado pelo Instituto Alcoa em Juruti (PA) - encontraram uma forma de contribuir com a prevenção da transmissão da Covid-19 na região fabricando máscaras, aventais e toucas. Além da população local, estão sendo beneficiados com a doação dos materiais as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (via CRAS e CREAS), Hospital Municipal e 9 de Abril, além de padres e diáconos de unidades locais da Igreja Católica. O grupo também tem realizado um trabalho de orientação e apoio às famílias beneficiadas.

Uma iniciativa similar está sendo conduzida na comunidade de Rio Grande, em São Luís (MA). A Alumar já produziu mais de 2.500 máscaras de tecido para contribuir com a prevenção da transmissão da Covid-19 na região.

Arrecadação e doações

A unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) está organizando uma campanha de arrecadação de agasalhos, alimentos, itens de higiene ou recursos financeiros para a compra desses insumos. As doações serão feitas à instituição Bem-Viver, que atende famílias do bairro Jardim Kennedy. Os insumos serão coletados nas residências dos funcionários, respeitando todas as recomendações e medidas de segurança e entregues até o dia 28 de maio.

Educação

A sociedade civil organizada tem protagonizado uma série de iniciativas e soluções para o enfrentamento dos efeitos gerados pela pandemia da Covid-19. Na área da educação, as ações têm sido pensadas para apoiar professores e engajar alunos nas aulas realizadas em formato de ensino remoto nesse momento de distanciamento social. As soluções são inúmeras: trilhas e conteúdos criativos, espaços de escuta e troca de informações e experiências, entre outras. Confira algumas aqui.