30 de julho de 2020

Instituto Alcoa contribui com legado de desenvolvimento sustentável construído pela Alumar há 40 anos

Há 30 anos, o IA contribui com a atuação social do Consórcio Alumar e apoia iniciativas nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, geração de trabalho e renda e assistência social. 

Anuncio G1 300X250

A Alcoa - uma das empresas que compõem o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) -, há 40 anos, completados no dia 31 de julho, contribui com o município de São Luís na construção de uma história de desenvolvimento sustentável com a participação ativa da comunidade.

Além de oportunidades de capacitação profissional e emprego, a chegada da Alumar ao Maranhão trouxe ao estado um impulso econômico com um investimento industrial que já ultrapassa US$ 5,4 bilhões.

Mas não foi só a economia da região que ganhou um novo fôlego. Nos últimos dez anos, mais de R$ 22 milhões foram investidos em projetos e iniciativas nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, geração de trabalho e renda e assistência social.

O Instituto Alcoa tem participação nessa história de sucesso, construída a partir do papel fundamental da Equipe Líder de Relações Comunitárias no engajamento local, da colaboração de voluntários e das inúmeras parcerias somadas ao longo de todos esses anos com lideranças e instituições do território.

Segundo o diretor do Consórcio, Helder Teixeira, a integração entre colaboradores e comunidade é o que faz do trabalho da Alumar um case de sucesso.

“A trajetória da Alumar nesses 40 anos foi marcada por sua contribuição com o desenvolvimento sustentável de São Luís e região. Para isso, tem sido fundamental o apoio do Instituto Alcoa, que, há 30 anos, contribui para que possamos beneficiar, anualmente, milhares de pessoas por meio de projetos sociais e do engajamento de nossos colaboradores em uma grande rede de solidariedade. Essa participação ativa nos enche de orgulho, ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade.”

Para Domingos Reis, colaborador da Alumar há mais de 30 anos e assíduo voluntário nas atividades promovidas pelo Instituto Alcoa no município, esse empenho contínuo da empresa e do Instituto no apoio a instituições e projetos sociais do território é fundamental não só para apoiar comunidades mais vulneráveis, mas também para incentivar o espírito de doação e participação voluntária.

“Eu tenho muito orgulho de ser um voluntário ativo da Alumar e não faço isso sozinho, mas junto com minha família. O que mais me motiva é saber que com muito pouco podemos fazer tanto.”

Durante esses anos, são diversos os projetos e instituições beneficiados com o apoio da Alumar e do Instituto Alcoa. O Centro de Ensino Professor Mário Martins Meireles, a Unidade de Saúde 24 Horas, a Unidade de Educação Básica (UEB) Arthur Azevedo e a Escola Casa Familiar Rural, todas na zona rural de São Luís, são algumas das parcerias no município, sem contar o apoio ao Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e ao Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA).

Apoio ao aleitamento materno


Banco de leite 02O leite humano, além de alimento ideal ao pleno desenvolvimento, possui propriedades imunológicas que conferem proteção na primeira fase da vida.

Por meio da coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição, o BLH beneficia bebês de baixo peso da Unidade de Neonatologia do Hospital, que, devido à imaturidade fisiológica, são impossibilitados de mamar em suas mães.

Desde 1999, a Alumar apoia o trabalho da instituição. Ao longo desses anos, os recursos já subsidiaram reformas, compra de equipamentos e veículos para coleta domiciliar, implementação do Centro de Estudos e Pesquisa em Aleitamento Materno, ações assistenciais e de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, além do apoio à Semana Mundial da Amamentação.

Escola Casa Familiar Rural

DSC_0021Inaugurada em 2000 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís em parceria com a Alumar, a Escola Casa Familiar Rural de São Luís atende, aproximadamente, 60 jovens entre 14 e 18 anos de 17 comunidades da zona rural do município.

A instituição baseia seu trabalho na Pedagogia da Alternância, oferecendo educação básica aliada à produção e ao empreendedorismo rural, por meio de atividades voltadas à agricultura familiar, com o objetivo de gerar trabalho e renda e, assim, contribuir com o desenvolvimento da economia regional.

Além da construção da Escola, a parceria com a Alumar já rendeu à instituição diversas benfeitorias, desde melhorias em sua infraestrutura até a construção de uma quadra poliesportiva e a realização do programa Miniempresa, fruto da parceria entre IA e Junior Achievement, voltado ao desenvolvimento profissional dos jovens.

ICE

A Alumar faz parte da história do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão desde antes de sua fundação, em 2001, com a sensibilização da classe empresarial e da sociedade civil para o tema da responsabilidade social a partir de sua rede de parceiros e empresas fornecedoras.

Membro-fundador do Instituto, o Consórcio passou a investir sistematicamente em projetos do ICE-MA nas áreas de educação, esporte, cultura, mobilização social e produção de indicadores sociais, além de contribuir com um processo de troca de conhecimentos e experiências que têm produzido melhorias na atuação do Instituto em sua missão de fomentar a responsabilidade social nas práticas empresariais da região, contribuindo com o desenvolvimento sustentável do município de São Luís e do estado do Maranhão.