30 de julho de 2020

Programa de Apoio a Projetos Locais 2020 receberá inscrições a partir do dia 3 de agosto

Este ano, a iniciativa apoiará também projetos voltados ao combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Edital projetos

O Programa de Apoio a Projetos Locais, realizado anualmente pelo Instituto Alcoa para contribuir com sua missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, abrirá inscrições no dia 3 de agosto.

Como nas edições anteriores, este ano, o programa seguirá apoiando iniciativas locais desenvolvidas por organizações da sociedade civil e/ou poder público nas áreas de atuação prioritárias do Instituto Alcoa (Educação e Geração de Trabalho e Renda).

Excepcionalmente, no entanto, esta edição beneficiará também projetos  para mitigação dos impactos da pandemia de Covid-19, nessas e em outras áreas: Saúde, Segurança, Governança, Cultura e Esportes.

“Acreditamos na potência da sociedade civil e das comunidades para a transformação dos territórios. Não poderia ser diferente no atual contexto de desafios imposto pela pandemia. Neste ano, em que o Instituto Alcoa completa 30 anos, tivemos que redefinir algumas iniciativas para nos adaptar ao atual cenário. Mais do que nunca, precisamos fortalecer essas parcerias para superar o momento de crise”, explica Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.

Critérios para participação

Serão priorizados projetos em regiões específicas de atuação do Instituto: Juruti, Óbidos e Santarém (PA); Poços de Caldas e Andradas (MG); Divinolândia (SP); São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar (MA).

Organizações com, no mínimo, dois anos de existência; projetos realizados nas localidades elegíveis; e iniciativas com duração máxima de dois anos são alguns dos critérios para participar do edital.

Os projetos devem conter: 1) foco nas áreas prioritárias do Instituto Alcoa; 2) objetivo de implementação, expansão, aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes; 3) orçamento entre R$ 50 mil e R$ 250 mil; 4) perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio; 5) ao menos uma parceria financeira assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo, 10% do orçamento total; e 6) estratégias de avaliação e plano de divulgação, incluindo ações e resultados.

Os projetos inscritos na categoria “Apoio em tempo de pandemia” não precisam apresentar previsão de continuidade, já que atenderão a necessidades pontuais.

As inscrições serão recebidas de 3 a 28 de agosto no site do IA. No ato da inscrição, as organizações devem enviar todos os documentos descritos no edital.

A análise da diretoria e do Conselho do Instituto Alcoa e aprovação dos projetos está prevista para acontecer até 4 de dezembro.

Todas as informações sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais 2020 estão reunidas no edital da iniciativa, disponível neste link a partir do dia 03 de agosto.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).