25 de agosto de 2020

Terceiro webinar discute empreendedorismo e geração de trabalho e renda

Evento integra série de encontros virtuais promovidos pelo Instituto Alcoa durante período de distanciamento social.

Imagem Webinar

No dia 19 de agosto, o Instituto Alcoa realizou o webinar "Apoio ao empreendedorismo e geração de trabalho e renda para o fortalecimento de comunidades”. O evento encerrou a série de três encontros virtuais realizados pelo IA para dar continuidade ao engajamento comunitário, um dos eixos orientadores de sua atuação, durante o período de distanciamento social.

O debate contou com a participação de Lina Maria Useche Kempf; co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, e Julia Drezza; gestora de novas parcerias da Junior Achievement Brasil, organização que atua no desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho.

Na abertura do webinar, Fausto Cruz, Presidente do Instituto Alcoa, ressaltou a atuação do Instituto Alcoa no tema. “Esse é um dos três pilares em que temos atuado desde 2019, quando redefinimos nossa estratégia. Escolhemos essa frente, alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10, justamente porque os desafios de desigualdade de renda no Brasil são muito severos.”

Fausto observa que geração de trabalho e renda é o eixo de atuação onde se consegue colher resultados, de maneira mais imediata, em comparação com o demais (Educação e Engajamento Comunitário). “Em 2019, apoiamos 16 projetos comunitários nas localidades onde o Instituto Alcoa atua, investindo mais de 1,8 milhões de reais. A expectativa é que esses projetos possam beneficiar mais de 7 mil pessoas”, aponta.

Desafios em tempos de crise

Sobre os desafios de adaptação das atividades presenciais para o modo online, Lina conta que a ferramenta utilizada foi o WhatsApp. “Criamos grupos e demos seguimento aos cursos, adaptando o conteúdo e capacitando os empreendedores para essa transição. Também foi um desafio oferecer o conteúdo de forma fácil e aberta para que eles pudessem se atualizar, principalmente em relação às redes sociais, por onde podem interagir com os clientes.”

Julia Drezza observa que nem todo mundo tem acesso a um hardware, mas muitas pessoas da classe C e D e E podem acessar os conteúdos pelo celular. “Por isso, olhar a linguagem e deixar o conteúdo mais acessível es enxuto é fundamental. O jovem está mais distraído, então, temos que pensar como interagir apesar dessa distração”.

Apoio emocional

“Agora temos uma sessão que entra como um apoio emocional para eles”. Sobre a necessidade do apoio emocional, tema bastante debatido no campo da educação, Julia mencionou dados da recente pesquisa das Nações Unidas que mostra que a cada um dólar investido em tratamentos e suporte emocional, quatro são revertidos para a sociedade em termos de saúde e capacitação laboral.

Lina observa o cuidado com o tema na atuação da Aliança. “Nos preocupamos em trazer aquela voz amiga que diz: ‘não desista!’. Tinha muito disso também: as pessoas precisavam falar e serem ouvidas.”

Oportunidades em meio à crise

Apesar das dificuldades, a diretora conta que a Aliança Empreendedora conseguiu promover iniciativas surpreendentes em meio à pandemia: “Em maio e junho, juntamos 60 organizações para apresentar ao Ministério da Economia as necessidades e as dores do microempreendedor. Isso foi algo importante que surgiu no meio da crise da Covid-19”, conta.

Julia reforçou o momento de crise como uma oportunidade de transformação ao citar a adaptação das atividades para o meio digital. “A chave do futuro talvez seja o ensino híbrido. É entender que existe esse processo de transformação e ele faz parte..”

Para encerrar o encontro, Otávio Carvalheira, Presidente da Alcoa Brasil e do Conselho do Instituto Alcoa, agradeceu os colaboradores, voluntários, conselheiros e comunidades que participaram desses diálogos. “Foi inspirador ouvir as experiências de todos os nossos convidados nesses três encontros e ver a participação de tantas pessoas interessadas e comprometidas com ações comunitárias.”

Saiba mais

Refletir sobre oportunidades e estratégias de mobilização comunitária a partir de potencialidades locais em tempos de pandemia foi o tema condutor do primeiro webinar, realizado em junho. Já o segundo encontro, realizado em julho, debateu o papel de cada um na educação diante do cenário atual.

A série foi realizada com o intuito de manter colaboradores, voluntários, conselheiros e comunidades de Juruti, Poços de Caldas, São Luís e São Paulo conectados a partir de diálogos inspiradores e alinhados às frentes de atuação do Instituto Alcoa em tempos de distanciamento social. Os três encontros online mobilizaram mais de 300 pessoas.