27 de outubro de 2020

Instituto Alcoa promove campanha e bate-papo sobre autocuidado e escuta como parte do programa de voluntariado

Foram dois encontros realizados online via plataforma Microsoft Teams. Dra. Lilian Brandão mediou o encontro do dia 27 de agosto e Chis Chiofalo no dia 6 de outubro. 

WhatsApp Image 2020-10-26 at 17.29.11

A ação teve o tema “Cuidar de mim. Cuidar dos outros. Cuidar das nossas comunidades” e contou com a participação da Dra. Lilian Brandão, especialista em gestão de programas de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) e Cris Chiofalo, especialista em comunicação não-violenta e coordenadora do programa Conversar Bem, In Company.

A primeira questão trazida pela doutora Lilian foi: “qual a melhor característica/qualidade você tem para oferecer para o trabalho voluntário?” E todos os participantes puderam compartilhar suas respostas.

“O melhor que temos a oferecer para o mundo depende do quanto estamos bem. Quanto melhor estamos, mais temos a oferecer ao outro, toda relação começa da nossa relação com a gente mesmo. É muito importante o equilíbrio entre dar e receber”, acrescenta a doutora. 

Lilian Brandão também trouxe uma reflexão para os participantes sobre como andava o cuidado pessoal (físico, emocional, mental, espiritual, relacionamento e meio ambiente).

Chis Chiofalo trouxe o tema “Como as conversas de qualidade contribuem para o autocuidado e as relações humanas?” e a importância desta reflexão no momento de pandemia. “Nunca vivemos um momento em que estivéssemos conectados com todas as pessoas do mundo simultaneamente, ao mesmo tempo que temos toda essa dor sistêmica. É importante nos perguntarmos o que acontece que a gente não se encontra?”. 

Chiofalo trouxe a importância de cultivar boas conversas e ferramentas que podem aprimorar a capacidade da escuta.

Participaram do evento mais de 250 pessoas entre voluntários, membros das Equipes Líderes Regionais, parceiros e apoiadores.