27 de outubro de 2020

Projeto apoiado pelo Instituto Alcoa melhora a qualidade de vida e geração de renda de catadores e recicladores de materiais e resíduos em Poços de Caldas

A Cooperativa de Reciclagem Coopersul segue capacitando seus associados e melhorando sua infraestrutura em virtude do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa em parceria com o Instituto Fernando Bonillo (IFB).

Recicla Vidas

A cooperativa foi contemplada pela edição 2019 do edital com o projeto Recicla Vidas que visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e recicladores de Poços de Caldas, em Minas Gerais, por meio da capacitação profissional dos associados e automação do sistema de coleta.

Elizabete de Cássia da Costa, Coordenadora do projeto Recicla Vidas, comenta sobre os benefícios do apoio. “Conseguimos aprovar o projeto para realizar a automação do galpão. Esse maquinário aumenta a capacidade de coleta de materiais e reduz o esforço braçal dos cooperados, aumentando a remuneração dessas pessoas com a coleta otimizada e contribuindo para uma melhora na qualidade de vida dessas pessoas”.

 

Catadores


Apesar dos percalços da pandemia, na primeira etapa de execução do Recicla Vidas foi realizada a reestruturação do piso da cooperativa com reformas nas instalações para dar mais conforto e dignidade aos catadores. Também implementou-se um novo modelo de trabalho para o enfrentamento e prevenção da Covid-19 para prosseguir com o serviço, considerado essencial, sem colocar em risco a segurança dos trabalhadores.