30 de junho de 2021

Giro pelos territórios: Confira como foi o mês de junho nas localidades de atuação do Instituto Alcoa

Além da participação no Festival da Cultura Empreendedora, as equipes líderes de relações comunitárias realizaram ações nos territórios. 

 

Giro pelos territórios
Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um apanhado das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa. 

As equipes líderes de relações comunitárias de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), além de voluntários e lideranças das quatro unidades, marcaram forte presença na primeira edição do Festival da Cultura Empreendedora, promovido de forma online pelo IA nos dias 23, 24 e 25 de junho. 

Ao longo do mês, algumas ações foram realizadas nas comunidades. Confira os principais destaques a seguir.

Engajamento e Formação

➜ A Equipe Líder de Juruti (ELJUR) participou de mais um encontro de engajamento promovido pelo IA em parceria com o Estúdio Cais para dar andamento ao plano de ação local 2021.

ACTIONs

Em Poços de Caldas, o 3º ACTION beneficiou a Escola Municipal Doutor Pedro Afonso Junqueira com a promoção de bate-papos sobre uso das tecnologias pelos professores, cursos técnicos e formas de aprendizagem para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e educação financeira para pais, alunos e professores. Com os R$ 10 mil doados pelo IA, a escola fará a recuperação do muro e a pintura interna e externa.

➜ Em Juruti, o 4º ACTION beneficiou a Associação dos Moradores do Bairro de Nova Jerusalém (AMONJ) com dois dias de atividades, que envolveram palestra sobre descarte correto do lixo doméstico e de restos de árvores e orientações para o acondicionamento de resíduos para dias em que não há coleta de lixo.

Geração de Trabalho e Renda

Em Poços de Caldas, teve início a segunda edição do projeto Máscara + Renda. Com o apoio do IA, a iniciativa contará com dez costureiras da zona sul da cidade, que, juntas, produzirão cerca de 15 mil máscaras, que serão doadas a comunidades vulneráveis da região.