15 de junho de 2021

Instituto Alcoa compartilha aprendizados do ano de 2020 em novo relatório anual

Publicação retrata experiências da organização diante da pandemia e as iniciativas realizadas em Educação, Geração de Trabalho e Renda e Engajamento social nos territórios.

Capa relatório ia

Muitas organizações precisaram praticar e vivenciar no dia a dia o significado da palavra resiliência em 2020. Isso porque a chegada da pandemia alterou planejamentos e rotas já traçadas e demandou um olhar cuidadoso para a emergência. Com o Instituto Alcoa não foi diferente. Esse é um dos assuntos tratados no relatório de atividades 2020, lançado em junho pelo IA. 

Estruturada em três partes, o documento apresenta as iniciativas realizadas pelo Instituto Alcoa considerando o contexto imposto pela pandemia, a atuação da organização em 2020 - ano em que completou 30 anos de atuação no Brasil -, e também os aprendizados e a construção de um novo futuro. Pela primeira vez, o relatório conta com um vídeo, que traz os principais destaques da publicação

Pandemia e aprendizados 

Uma das passagens do relatório discute o apoio e colaboração aos territórios por meio das  ajudas humanitárias. Ao longo de 2020, foram R$ 4,1 milhões doados pelo Instituto Alcoa, Alcoa e Alcoa Foundation, distribuídos entre os estados do Maranhão, Minas Gerais e Pará. Os recursos foram destinados à compra de equipamentos hospitalares e de proteção individual, contratação de médicos e outros profissionais da saúde e distribuição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.

Além disso, o IA também criou uma nova linha no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Locais, destinada exclusivamente para iniciativas de enfrentamento dos efeitos da pandemia, além das iniciativas de Educação e Geração de Trabalho e Renda. Foram mais de R$ 2 milhões investidos em 17 projetos comunitários, com potencial de beneficiar mais de sete mil pessoas. 

Essa flexibilidade do planejamento para responder a situações inesperadas foi um dos  aprendizados apontados no relatório. Outros aspectos também marcaram presença, como ter um olhar atento para as demandas e necessidades dos territórios, promover o cuidado daqueles que cuidam, a importância do comprometimento e articulação da equipe e colaboradores Alcoa, a potência do trabalho conjunto e colaborativo, entre outros. 

Ações locais 

O material também dedica um espaço para abordar algumas ações desenvolvidas nas localidades onde o IA atua, bem como as principais iniciativas realizadas nos pilares de Educação e Geração de Trabalho e Renda. 

Em Educação, por exemplo, o Programa Ecoa passou por um processo de reestruturação e foi dividido em duas frentes: Ecoa Gestão e Ecoa Formação, o primeiro destinado a apoiar o desenvolvimento técnico e estratégico da gestão das Secretarias Municipais de Educação e o outro pensado para discutir temáticas urgentes do universo escolar com as equipes das secretarias.  

Para Maria Helena Braga, secretária de Educação de Poços de Caldas (MG), o Ecoa “foi um projeto muito bem-vindo porque vai capacitar nossos gestores quando voltarmos às aulas. A gestão da escola é muito importante para a qualidade da educação oferecida.” 

Moacir Feitosa, secretário de Educação de São Luís (MA), em 2020, e Jonas Moraes Cativo, secretário de Educação de Juruti (PA), também em 2020, afirmaram que trata-se de um projeto valioso, rico em informações para gestores e que ajuda no planejamento e planos de ação das escolas, visando o progresso educacional dos municípios. 

Engajamento e participação 

Além de seus principais pilares de atuação, o Instituto Alcoa também valoriza e incentiva o engajamento da sociedade por acreditar na força da participação e mobilização das pessoas para a transformação efetiva dos territórios. 

Dessa forma, foram desenvolvidas diversas iniciativas ao longo do ano, como as formações com equipes líderes e Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, o “Jogo da Mobilização - 30 ideias para fazer e acontecer quando o assunto é educação de qualidade”, material para provocar conversas em grupo e inspirar iniciativas coletivas e colaborativas para a melhoria da qualidade da educação, e os webinars com convidados especialistas. 

Clique aqui e confira o relatório completo