23 de setembro de 2021

Webinar IA: Mobilização pela educação

WhatsApp Image 2021-09-23 at 12.01.29

No dia 23 de setembro, o Instituto Alcoa reuniu mais de 100 participantes no webinar "Mobilização: como cada um de nós pode agir para colaborar com a educação”.

A iniciativa faz parte de uma série de eventos que acontecem desde 2020 com o intuito de manter colaboradores da Alcoa, voluntários, conselheiros e comunidades conectadas a partir de diálogos inspiradores alinhados às frentes de atuação do IA: Educação, Geração de Trabalho e Renda e Engajamento da sociedade.

O debate contou com a participação de Carlos Lima, professor, radialista e coordenador do Núcleo Técnico de Currículo em Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Renan Simão, jornalista e assessor de comunicação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A mediação ficou a cargo de Daniele Próspero e Rodrigo Bueno, comunicadores e sócios-diretores do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público.

 

O bate-papo foi permeado pela apresentação de iniciativas e caminhos para fazer a diferença na educação de maneira participativa, criativa e engajadora. Confira:

Projeto Imprensa Jovem

Criado em 2005 e desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo, o projeto implementa agências de notícias formadas por estudantes nas escolas. Os estudantes-repórteres cobrem grandes eventos, como Bienal do Livro e Campus Party, e compartilham conteúdos em blogs, rádios virtuais, YouTube, Facebook e outras mídias. Já são mais de 417 agências de notícias espalhadas pela rede municipal de ensino de São Paulo.

Por meio dessa produção jornalística multimídia, os estudantes são protagonistas na ampliação dos canais de comunicação entre a escola e a comunidade. Nesse processo de criação de pautas, pesquisa e edição de conteúdos, os jovens desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, suas habilidades críticas e criativas. O projeto contribui com o trabalho dos professores e a formação dos estudantes das escolas públicas municipais com atividades - tanto curriculares, quanto fora da grade - sobre educação à distância e o uso da mídia no ensino, além de promover o direito à comunicação livre, democrática e responsável no ambiente escolar.

Em 2020, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Aliança para Mídia e Informação, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), ficando entre os seis melhores do mundo.

Para Carlos, criador da iniciativa, “o papel do Imprensa Jovem é promover o encontro de olhares - diferente do formato tradicional de sala de aula em que os alunos olham uns para a nuca dos outros - e a participação dos estudantes nas decisões que podem melhorar a qualidade da escola e do ensino. E os meios de comunicação têm um papel fundamental nesse processo.”

Saiba mais sobre o projeto e acesse a produção dos alunos.

 

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

A iniciativa surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000.

Hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil, constituindo-se como uma rede que conecta centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares; movimentos sociais; sindicatos; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários; além de milhares de cidadãos que acreditam na construção de um país justo, democrático e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade.

A missão da Campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade no Brasil.

Por meio de kits de mobilização, a iniciativa engaja cidadãos e cidadãs que compõem os diversos segmentos da sociedade para pressionar e influenciar os representantes políticos nas diversas esferas para criação e efetivação de melhorias no ensino público.

Um exemplo compartilhado por Renan foi a mobilização pela aprovação do CAQ (Custo-Aluno-Qualidade), mecanismo criado pela Campanha que foi incluído na Constituição junto com o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), resultado de uma ampla mobilização realizada por meio dos kits nas redes sociais, sobretudo no Twitter, considerada a arena política no universo das mídias digitais.

A ação inundou as redes em 2020 com uma série de conteúdos e recursos, como petições, depoimentos em vídeo, posicionamentos de influenciadores nacionais e internacionais, entre outros.

É possível participar das ações, compartilhando os materiais disponíveis no site da Campanha. Acesse.

 

Jogo da Mobilização na Educação e ações nos territórios

Além da troca de conhecimentos, ideias e inspirações, o webinar marcou o lançamento do Jogo da Mobilização na Educação - 30 ideias para fazer e acontecer quando o assunto é educação de qualidade, uma realização do Estúdio Cais em parceria com o Instituto Alcoa. A ferramenta acaba de ganhar uma versão online totalmente interativa.

O Jogo tem sido usado nas ações realizadas pelas equipes de relações comunitárias nas localidades de atuação do IA para promover as causas do Instituto. É o caso, por exemplo, do  primeiro ACTION remoto realizado em 2020, em Poços de Caldas (MG).

Thais Vasconcelos, colaboradora da Alcoa no município, compartilhou que além do valor de R$ 10 mil doado pelo IA, a escola beneficiária do ACTION contou com uma atividade realizada junto aos professores a partir do Jogo da Mobilização para inspirá-los no processo de adequação ao ensino remoto, além de articulá-los a educadores de outras escolas da região a fim de propiciar uma rede de troca de conhecimentos e a participação da comunidade. A atividade se tornou um case que contribuiu para o desenvolvimento dos diversos ACTIONs e atividades remotas posteriores, estratégia usada pelo IA durante o período de distanciamento social em razão da pandemia.

Helaine Rodrigues, colaboradora da Alcoa em Juruti (PA), por sua vez, compartilhou com os participantes a realização de diversas atividades de contação de histórias da região.  Nesta iniciativa ela teve oportunidade de compartilhar a história de Donana, uma mulher marcante que viveu em São Luís (MA) no século 19.