27 de abril de 2023

Dia da Educação: porque o Instituto Alcoa escolheu a agenda educacional como pilar de atuação


Com o Programa Ecoa, o IA acredita na união de esforços e investimentos para a melhoria do acesso, permanência, qualidade e gestão da educação básica pública brasileira.

Abril é um mês repleto de simbolismos para o Instituto Alcoa. Além de seu aniversário, comemorado no dia 26, os dias 23 e 28 também carregam um significado especial. As datas marcam, respectivamente, o Dia Mundial do Livro e o Dia da Educação.

Acesso, permanência, qualidade e gestão da educação básica pública ainda são desafios importantes, que demandam a atenção da sociedade e união de esforços para propor soluções alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

Nesse sentido, a organização compreende que somente a partir de investimentos intencionais e sistemáticos e uma atuação conjunta, colaborativa e participativa, envolvendo organizações da sociedade civil, gestão pública e outras instituições do ISP (Investimento Social Privado) nessa área é que será possível promover verdadeiros avanços quando se fala em desenvolvimento social e melhoria de indicadores educacionais.

Somente quando todos os meninos e meninas estiverem diariamente na escola, com acesso a uma educação de qualidade, o Brasil conseguirá dar passos largos em direção a um futuro de esperança. Assim, com uma atuação focada no Ensino Fundamental, o IA acredita que pode ter resultados mais efetivos com as Secretarias de Educação e os parceiros de projetos.


O programa Ecoa 

Realizado desde 2014, o Ecoa é a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da educação pública nos seus territórios de atuação. Em 2020, depois de uma reformulação, o programa passou a atuar em duas frentes: Ecoa Gestão e Ecoa Formação.

Para alcançar seu objetivo de garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas, o Ecoa Formação atua a partir de:

  • Formação e assessoria às equipes técnicas das secretarias municipais;
  • Formação de educadores em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação Pedagógica;
  • Disseminação de conteúdo;
  • Criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa.

Já o Ecoa Gestão visa apoiar as equipes das Secretarias Municipais de Educação e os gestores escolares e coordenadores pedagógicos na implantação e monitoramento do Plano Estratégico, bem como dar suporte para a elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes.

Para cada uma das frentes, o IA conta com a parceria de organizações executoras: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) no Ecoa Formação e Interação Urbana no Ecoa Gestão.

Todas essas informações estão reunidas no portal do Programa Ecoa, lançado em 2022 para dar maior visibilidade às ações do projeto e indicadores educacionais das três localidades onde a Alcoa atua.

Acesse aqui: https://www.programaecoa.com.br/

Valorização

Nenhuma dessas ações seria possível sem a participação, engajamento e dedicação de profissionais da educação que, diariamente, atuam pela melhoria da oferta educacional a crianças, jovens e adultos brasileiros.

Por acreditar na importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses educadores e educadoras, o Instituto Alcoa promoveu, no final de 2022, uma rodada de reconhecimento de dez profissionais por melhores práticas do Ecoa Gestão.

A iniciativa teve como objetivo valorizar gestores e gestoras escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas participantes do Ecoa Gestão.

Em Juruti, no Pará, foram reconhecidos: Suziane Guimarães, Lídio Paz dos Santos e Jaíra de Araujo Brelaz Leite.

Em Poços de Caldas, em Minas Gerais, foi a vez de: Juliana Maria Costa Mareca, Ana Maria Lobo de Carvalho e Valmiria Dias de Carvalho.

Por fim, em São Luís, no Maranhão, ganhou destaque o trabalho de: Arlene de Sousa Melo Vieira, Luzinélia Ribeiro dos Remédios, Lana Dolores Cruz Cardoso Costa e Maria Raimunda Fraga dos Anjos.

Esse processo de reconhecimento está na publicação Relatos Docentes: reflexões sobre a construção da identidade profissional do professor. Lançado em 2022, o documento, voltado a equipes escolares, professores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais, diretores e equipes técnicas das secretarias municipais de educação, reúne reflexões extraídas de 70 textos escritos por educadores(as) das secretarias municipais de educação de Poços de Caldas, Juruti e São Luís.

O site do Ecoa também reúne indicação de artigos científicos e pesquisas, publicações sobre o direito à educação e referências bibliográficas sobre o tema.