26 de abril de 2023

Instituto Alcoa lança novo programa de voluntariado em aniversário de 33 anos

Programa VAMOS (Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade) busca valorizar o trabalho coletivo e dar protagonismo aos colaboradores da empresa na mobilização e organização das atividades.


Foram muitos os aprendizados, experiências, mudanças, trocas de conhecimento, parcerias e colaborações que aconteceram durante essas mais de três décadas de atuação do Instituto Alcoa.

Fundado em 1990, o IA completa 33 anos, no dia 26 de abril de 2023, com a certeza de que há muito o que celebrar.

A começar por sua missão de "Promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua". O IA tem toda sua teoria da mudança estruturada em torno desses dois pilares - educação e geração de trabalho e renda -, por acreditar que essas são duas causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

“O Instituto Alcoa completa mais um ano de atuação enquanto uma organização que acredita no poder da união de esforços, da articulação e engajamento da sociedade civil para endereçar desafios complexos da sociedade brasileira, como a educação e geração de trabalho e renda. São agendas que conversam diretamente com nosso propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente. Esperamos continuar por mais anos somando conquistas junto daqueles que caminham conosco em busca de uma sociedade mais inclusiva e menos desigual”, destaca Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa.

Essa atuação do IA, além de conversar diretamente com as causas de outras organizações do investimento social privado (ISP) brasileiro, está também alinhada às políticas públicas e agendas de interesse global, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que objetiva uma educação de qualidade para todos, o 10, que busca a redução das desigualdades, e o 17, relacionado ao modo de fazer do IA, por meio de parcerias.

Colaboração, parcerias e engajamento

Incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento é uma estratégia do IA que perpassa todas as suas ações. Isso porque o Instituto acredita no poder da união de saberes, conhecimentos e experiências, além da importância de trazer para perto e caminhar junto com aqueles que mais conhecem as características, necessidades e urgências de cada território.

 Dessa forma, são desenvolvidos diversos programas de incentivo ao voluntariado, que contam com a participação efetiva dos colaboradores da Alcoa, além de outras ações de apoio às comunidades. A contribuição dos voluntários é o alicerce da atuação comunitária nas localidades onde a Alcoa está presente.

Por isso, o aniversário de 33 anos do IA traz consigo uma notícia especial: o lançamento de um novo programa de voluntariado empresarial, , o VAMOS - Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade.


A iniciativa foi criada com o objetivo de valorizar o trabalho coletivo e dar protagonismo aos voluntários e voluntárias na mobilização e organização das atividades em seus territórios.

O VAMOS funciona da seguinte maneira: poderão ser formados até dois grupos de voluntários por localidade, compostos por, no mínimo, cinco colaboradores(as), além do incentivo à participação de familiares.

De forma conjunta, o grupo deverá pensar em uma atividade em benefício de alguma organização sem fins lucrativos que preste serviço às comunidades. A ação pode ter a duração máxima de quatro meses e deve ser realizada fora do horário de trabalho. Ao final das atividades, o grupo preencherá o relatório final e a organização escolhida para realização do programa será beneficiada com uma doação de R$ 10 mil do Instituto Alcoa.

“Maior participação e engajamento nos territórios são resultados que o Instituto Alcoa busca com suas ações, projetos e programas. Por isso, promover anualmente uma campanha de voluntariado faz sentido à medida que incentivamos que cada vez mais colaboradores juntem-se a nós em iniciativas que tragam melhorias às comunidades. Além disso, encorajar a participação daqueles que mais conhecem as necessidades de cada território é uma forma de realizar ações que façam sentido e de fato agreguem valor ao que cada região precisa”, defende Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

O que dizem as localidades

Nos territórios de atuação da Alcoa, é grande a expectativa para o novo programa de voluntariado. A ideia é dar continuidade a ações desenvolvidas anteriormente e potencializar ainda mais a participação dos colaboradores. Confira a seguir o que dizem os representantes de Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA).

“Com o programa de voluntariado 2023, temos como propósito atender as nossas comunidades, compartilhando os valores da Alcoa em nossas ações de educação e geração de trabalho e renda. A nova iniciativa “VAMOS” vem para somar. Estamos trabalhando com a oportunidade de conectar os grupos de inclusão, com objetivo de propagar a nossa cultura corporativa e compartilhar os trabalhos das nossas redes com a comunidade e multiplicar. Com isso, incentivaremos maior conexão, trazendo novos voluntários para a rede, como colaboradores, familiares e amigos.” Fabio Costa, representante de Relações Comunitárias de Poços de Caldas (MG)

“Para 2023, temos ampla expectativa de alcançar novos grupos de voluntários dentro da planta da Alcoa Juruti, bem como fortalecer ainda mais a participação da liderança. Em 2022, verificamos a oportunidade de realização de mais ações com envolvimento dos profissionais das áreas beneficiadas e da própria mina, que muitas vezes não conseguem acessar o computador. Nossa ideia é difundir, dentro dos diálogos sobre segurança, a importância do voluntariado, as ações que vem sendo desenvolvidas e o lançamento do VAMOS. Com essa nova iniciativa, temos a expectativa de fortalecer grupos que já se organizaram em outros momentos para executar programas de voluntariado, bem como para ações recentemente desenvolvidas, como curso de inglês e mentorias. Vemos grandes oportunidades de organizar novas ações e fortalecer grupos de amigos, setores, aliados das redes de afinidades e também envolver os novos estagiários.” Barbara Espinola, representante de Relações Comunitárias de Juruti (PA)

“Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que incentiva e vivencia o voluntariado e, principalmente, o olhar ao próximo. Anualmente nossas iniciativas fazem a diferença na vida de milhares de pessoas onde atuamos. Este ano temos a expectativa de alcançar mais e mais voluntários por meio das diversas iniciativas junto às nossas comunidades. A cada ano, nossas ações contam com o engajamento e envolvimento de nossos colaboradores. Além dos programas que já fazemos anualmente, o VAMOS - Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade também valoriza o trabalho coletivo e, assim, contamos com o carinho, envolvimento e solidariedade de voluntários e parceiros, que fazem e acontecem em nossas comunidades, que nos recebem com sorrisos e afeto. Que todos nós possamos fazer um 2023 melhor. Seja você também um voluntário e faça a diferença!” Joana Burgos, representante de Relações Comunitárias de São Luís (MA)

Fique por dentro

As comemorações do aniversário de 33 anos do IA acontecerão no dia 4 de maio em formato híbrido (online e presencial) para possibilitar a participação conjunta de todas as localidades. Cada território realizará um café da tarde em seus escritórios para celebrar mais um ciclo do Instituto Alcoa, além de participar do lançamento oficial da campanha de voluntariado e do VAMOS.

Fiquem ligados nas redes sociais do IA para conferir como foi a celebração.