31 de agosto de 2020

Alcoa triplica o uso de alumínio reciclado e reduz emissões de gases de efeito estufa

Uso de sucata triplicou entre 2015 e 2019 na produção de tarugos 

 

O alumínio é infinitamente reciclável e este processo confunde-se com a implantação da indústria do metal no país. Na década de 20, data dos primeiros registros de produção de utensílios de alumínio em território nacional, o setor já utilizava como matéria-prima a sucata importada de vários países. Na Alcoa, o alumínio reciclado tem sido cada vez mais usado, mostrando o empenho da Companhia em desenvolver produtos sustentáveis, que reduzam o impacto no meio ambiente. 

“Em Poços de Caldas, o uso da sucata de alumínio na produção de tarugos praticamente triplicou entre 2015 e 2019”, destaca Fábio Martins, Gerente de Metal da Unidade. “Este resultado deve-se à adoção de novas práticas operacionais, treinamentos e definição de metas para toda a equipe da operação”. 

O aumento do uso do alumínio reciclado ainda contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). “Comparativamente, as emissões de GEEs são, hoje, aproximadamente, 30% menores se comparadas com o processo de produção de alumínio primário convencional”, explica Fábio. “Essa iniciativa, integrada ao modelo de negócios da empresa, potencializa a geração de valor para a Alcoa, para as empresas da cadeia de valor e sociedade como um todo”. 

 

Tarugo

Tarugos: uso de alumínio reciclado na produção de tarugos em Poços de Caldas triplicou nos últimos quatro anos.

 

Sobre a Alcoa 

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 131 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Operar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. 

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. 

Conheça os reconhecimentos que a Alcoa Brasil já conquistou: 

  • Eleita a Melhor Empresa para Trabalhar no setor de Siderurgia pela revista VOCÊ S/A, nos anos de 2017, 2018 e 2019.
  • Destaque entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira pela revista VOCÊ S/A, nos anos de 2018 e 2019.
  • Premiada como Melhor Marca Empregadora pela revista VOCÊ S/A no ano de 2019.
  • Listada pelo 11º ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis segundo o Guia Exame de Sustentabilidade da Revista EXAME nos setores de mineração, siderurgia e metalurgia.
  • Reconhecida como a melhor empresa em diversidade no setor de siderurgia e mineração segundo o Guia Exame de Diversidade, em 2019, pela Revista EXAME em parceria com o Instituto Ethos.