18 de dezembro de 2020

Costureiras apoiadas pelo Instituto Alcoa produzirão 27 mil máscaras

Máscara+Renda tem a participação de 18 costureiras do bairro Jardim Kennedy e beneficiará a comunidade local por meio de dez instituições da cidade 

 

Desde a segunda quinzena de novembro, 18 costureiras do bairro Jardim Kennedy, vizinho à Fábrica da Alcoa em Poços de Caldas (MG) estão produzindo máscaras. Elas fazem parte do projeto Máscara+Renda, uma realização da Rede Asta e da Fundação Vale com a contribuição de diversos parceiros como o Instituto Alcoa. O projeto tem a duração de três meses, tempo em que serão produzidas 27 mil máscaras, e, além das matérias-primas, as participantes recebem um pagamento mensal. 

Entre as costureiras estão Maria Andréia de França Lopes e Aparecida Lima dos Santos, que consideram que o projeto chegou em boa hora. Costureira prestadora de serviço para uma confecção de camisas para homens, Andréia viu seu trabalho diminuir muito e renda cair, já que ganhava por peça produzida. “Fiquei sem rumo, pois a pandemia pegou todos de surpresa”, conta. “O projeto está nos ajudando bastante, não só financeira quanto psicologicamente. Me deu um novo ânimo”. 

Aparecida, costureira há mais 40 anos, também está muito animada com o Máscara+Renda. “Fiquei feliz por ter sido selecionada, não só pela parte financeira, mas por saber que essas máscaras serão doadas às pessoas que mais precisam e não têm condições de comprar”, diz. 

Desde o início do projeto já foram produzidas mais de nove mil máscaras. Toda a produção será entregue a dez instituições selecionadas na cidade, para serem distribuídas à população mais vulnerável: Abaco (Associação Beneficente de Apoio à Comunidade), Ação Reciclar, Associação Bem-viver de Apoio à Comunidade, Associação Lenços ao Vento, Assosul (Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis), Associação Chácara Santa Clara, Coopergore (Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais), Coopersul (Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação), Fonte de Vida Nova e Gota de Leite Sinhá Junqueira Lemos. 

“Estamos distribuindo as máscaras não só entre as famílias que atendemos, mas a todos que vêm à nossa instituição pedir doações e estão sem máscara”, destaca Helara Beatriz Cruz e Silva, psicóloga da Abaco, instituição que atende a comunidade da Zona Sul, inclusive o Jardim Kennedy. “Ao entregá-las, aproveitamos a oportunidade para reforçar a importância das medidas de prevenção para evitar a COVID-19, como usar corretamente a máscara, evitar aglomeração e limpar as mãos com frequência”. 

 

Sobre a Rede Asta 

A Rede Asta é uma organização social que existe há 15 anos. Hoje, é uma empresa B Lab certificada com a missão de gerar renda para artesãs e costureiras do Brasil, sempre trazendo visibilidade, conhecimento e empoderamento financeiro. No início da pandemia, a Rede Asta lançou o localizador de máscaras, ferramenta online em que pessoas físicas compram direto das artesãs e costureiras que estão produzindo em casa. 

 

Sobre o Instituto Alcoa  

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS). www.alcoa.com.br  

 

Maria Andreia Lopes

Maria Andreia Lopes: “O projeto está nos ajudando bastante e me deu um novo ânimo”.


Maria Andreia Lopes

Aparecida Lima dos Santos: “Fiquei feliz por saber que essas máscaras serão doadas às pessoas que mais precisam”.