09 de outubro de 2021

Em Juruti, projeto automatiza sistema de gestão de dados e aumenta qualidade da bauxita

Prêmio da Revista Minérios & Minerales reconhece trabalho da Alcoa que otimiza as informações em relação à produção e ao processo de extração do minério. 

 

A Alcoa foi destaque nacional no 23º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica 2021, da Revista Minérios & Minerales, por meio do projeto de Melhoria de Processos de Gestão de Dados na planta de Juruti. Apresentado pela engenheira de Processos, Rafaela de Oliveira, o projeto baseou-se na automatização de relatórios de produção e processo, com informações em tempo real aos operadores dos instrumentos de campo, possibilitando maior controle e consequentemente a redução de poluentes e aumento no índice da qualidade do produto. 

De acordo com a engenheira, o grande desafio para a unidade era promover uma conexão, fazendo com que grupos de colaboradores pudessem ter acesso à informação sobre os dados.  

“A informação ficava concentrada num grupo pequeno de pessoas. Os operadores que trabalhavam em campo, praticamente, não tinham acesso a essa informação. Através de um sistema – o OSIsoft- conseguimos maior conexão dos dados e a disponibilização para mais pessoas, de forma que pudessem usá-los para ajudar na tomada de decisões em campo de forma rápida e assertiva”, explica. 

O projeto foi desenvolvido em três etapas: implantação, treinamento da equipe operacional e otimização da instrumentação. 

Processo na prática 

Através de telas interativas, o operador tem acesso às cartas de controle das variáveis controladas e de saída. Além disso, eles têm câmeras instaladas no circuito de alimentação, onde conseguem perceber a variabilidade da característica física do minério. 

“Eles conseguem perceber se o minério está mais argiloso, se está mais granulado ou se é mais friável. A partir da característica física, com a informação do plano de lavra e da geologia, definimos a estratégia: se podemos recuperar mais material ou se devemos recuperar menos e focar no teor”, informa Rafaela de Oliveira. 

Com a implantação da melhoria do sistema de gestão de dados, a Alcoa Juruti conseguiu aumentar em 0,22% o teor da alumina e reduzir em 0,17% o teor de sílica.