04 de abril de 2023

Alumar recebe prêmio oferecido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão


Homenageada por sua prática e atuação em ações de combate ao racismo e às desigualdades, a Alumar recebeu a placa de menção honrosa do Prêmio Luiz Alves Ferreira, LUIZÃO de Promoção à Diversidade e Combate à discriminação. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, em cerimônia realizada no dia 21/03, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa.

A honraria foi entregue à Gerente de RH, Teresa Cavalca, acompanhada por lideranças regionais dos grupos de Inclusão & Diversidade da Alumar:  Francisca Fontes e Shirley Silva, Líder e Co-líder da ABLE, respectivamente, grupo voltado para a valorização de pessoas com alguma limitação; Johnatan Ferreira, co-líder  do EAGLE, de incentivo à Igualdade LGBTQIA+; e Nágera Costa, líder da AWARE, grupo direcionado à Equidade Étnico-Racial . A AWN – Rede de Mulheres da Alcoa integra a grade de representatividades sociais do Consórcio.

“Somos uma empresa inclusiva e trabalhamos para sermos o reflexo de uma sociedade diversa e sustentável, aumentando e incentivando conexões para promover uma cultura acolhedora, com base no respeito, oportunidades igualitárias, a fim de garantir que todos e todas se sintam valorizados e tratados de forma justa”, afirma a Gerente Tereza Cavalca.

Durante o evento, o Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA) e sociedade civil. Foram 11 placas para colaboradores(as) internos e 11 para colaboradores externos.

A co-líder do grupo de Igualdade Racial Aware, da Alumar, Nágera Costa, lembrou que não por acaso o evento de premiação aconteceu do dia 21 de Março: Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. “É muito importante reforçarmos datas como estas para refletirmos sobre onde estamos e o que podemos fazer para avançarmos nas questões de combate à discriminação”. Sobre as ações antirracismo na Alumar, Nágera Costa destaca a participação da liderança. “Os nossos líderes são os primeiros a abraçarem as temáticas antidiscriminatórias, seja racial, LGBTIA+, de pessoas com deficiência e eu sou a prova do trabalho de como as mulheres são valorizadas na Alumar”, afirmou ela, acrescentando que é a primeira mulher a exercer a função de Encarregada em uma área operacional de produção de alumínio, a Sala de Cubas. “Na Alumar, as oportunidades existem e são possíveis, independente de gênero, raça, etnia e crença religiosa”, disse.

Prêmio Luizão

Instituído na gestão do desembargador Lourival Serejo, quando presidente do TJMA (biênio 2020/2021), o Prêmio Luizão contempla servidores(as) e magistrados(as) (público interno), e professores (as) e estudantes de escolas públicas de Ensino Médio (público externo) que realizaram projetos com práticas antidiscriminatórias e de valorização à diversidade. Ao todo, foram 6 projetos desenvolvidos pelo público interno, e 16 produzidos pelo público externo. A escolha dos vencedores e vencedoras das duas categorias, foi realizada pela Comissão de Avaliação do Prêmio, Comitê, Bianca Bezerra; e o Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA. O Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA). Foram 11 placas para colaboladores(as) internos e 11 para colaboradores externos.

Em seu discurso, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que, com a entrega do prêmio, o Tribunal de Justiça segue cumprindo com aquilo que cabe a um Poder de Estado fazer. “Extraindo da lição de John Rawls, nós temos o dever de remover o véu da ignorância, que nos impede a construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer tipo de discriminação e de desigualdade”, afirmou o presidente.