28 de agosto de 2019

Conselheiros Consultivos de Relações Comunitárias e funcionários participam de formações para engajar os territórios em torno das causas do Instituto Alcoa

 

 

2 Formacao_maio2

Mobilizar a sociedade para uma participação mais ativa em torno de causas estruturantes para termos territórios mais inclusivos e menos desiguais, como a busca por uma educação de qualidade e a geração de mais trabalho e renda, é um desafio e tanto e, portanto, tarefa para ser compartilhada com todos.

 

O Instituto Alcoa aposta justamente nesta força da participação e da mobilização das pessoas para uma transformação efetiva nas localidades nas quais atua - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) - e, por isso, está promovendo uma série de encontros formativos.

 

A proposta é reunir, em cada território, os funcionários que atuam como voluntários e fazem parte das Equipes Líderes de Assuntos Institucionais e/ou Comitês de Relações Comunitárias, ou seja, os responsáveis pelas articulações e diálogo com as comunidades, assim como as iniciativas de voluntariado, como os ACTIONs, Painéis Comunitários, além do acompanhamento dos projetos e programas apoiados.

 

A formação também é direcionada aos participantes dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias – grupo com representantes do poder público, organizações da sociedade civil, associações comunitárias, entre outros - fundamentais para essa articulação constante com as comunidades, visando parcerias cada vez mais sólidas e efetivas, em acordo com as demandas locais.

 

Durante os encontros, os participantes conhecem a nova estratégia do Instituto Alcoa, assim como recebem a devolutiva de todo o processo que foi construído para chegar às novas diretrizes, após a escuta de mais de 120 pessoas dos territórios.

 

Num segundo momento, a proposta é compartilhar dados e informações sobre o cenário do país, assim como de cada cidade, em relação à educação e trabalho e renda, identificando as oportunidades e desafios destas agendas em cada município, além de aprofundar o conhecimento a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são a base para a nova atuação do Instituto - com destaque para os ODS4, ODS10 e ODS17 (saiba mais aqui).

 

Os grupos têm a oportunidade de construírem de forma colaborativa os princípios que irão nortear a atuação conjunta em busca de engajar a sociedade nestas causas, assim como já apontar possíveis práticas e ações que poderão desenvolver ao longo do ano, além de mapear parceiros e ativos nas comunidades.

 

A proposta é ampliar cada vez mais o diálogo e a articulação nas comunidades, a fim de que todos possam se sentir corresponsáveis pelas iniciativas a serem desenvolvidas localmente. Os encontros formativos já foram promovidos em Poços de Caldas e São Luís em maio e, no início de junho, será a vez de Juruti.

 

Para Isabelle Dovera, analista administrativo e representante da Equipe Líder de Relações Institucionais da Alumar, em São Luís, participar da formação foi um ótimo momento de construção colaborativa do grupo e a proposta agora é compartilhar os aprendizados com um grupo maior de funcionários também.

 

Já para Fran Fernandes, da organização A Guarda-chuva e membro do Conselho de Poços de Caldas, este primeiro encontro foi importante para que os membros pudessem se conhecer e entender as novas estratégias do Instituto Alcoa, que estão alinhadas não somente às demandas locais, mas também em consonância com os ODS propostos pela ONU. “Além disso, a partir da condução das facilitadoras, o grupo conseguiu se engajar e desenvolver possibilidades de ações que podem ser executadas com a participação efetiva dos membros do conselho e outros parceiros locais. Assim, fico feliz em participar de uma iniciativa que está colocando atores do gestão municipal, outras empresas e sociedade civil para fazer parte destes novos direcionamentos do Instituto”, ressalta.

 

Na avaliação de Deborah Baesse, gerente de comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e representante do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias ALUMAR, o momento agora é de articulação para fortalecer as iniciativas existentes na localidade e ganhar ainda mais força de mobilização. “É uma oportunidade singular poder atuar em conselhos como esse. Acredito que, como projeto de futuro, precisamos revitalizar outras parcerias, não criar novas estruturas. Precisamos aprender a fortalecer o que já existe, buscar sinergias. Temos aqui em São Luís a Plataforma Centros Urbanos, a Rede Amiga da Criança e as próprias redes pessoais de cada um. Precisamos conectá-las. Esse é o caminho”, ressalta.


Próximos passos

 

Ao longo de 2019, o Instituto Alcoa, juntamente com os funcionários da empresa e as comunidades, irá trabalhar para consolidar o legado de quase três décadas de atuação nos territórios e na construção de novos desafios para que o impacto social seja cada vez mais efetivo.