O programa, realizado desde 2014, é a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da educação pública nos seus territórios de atuação. O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], com foco no ensino de Português e Matemática no Ensino Fundamental, mostra que os estudantes das localidades onde a Alcoa está presente ainda enfrentam desafios nas duas áreas do conhecimento.
Desde 2020 o programa passou a atuar em duas frentes - Ecoa Gestão e Ecoa Formação – alinhado às demandas atuais de melhoria da qualidade da educação pública.
O Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica, de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa.
Já o Ecoa Gestão visa promover o desenvolvimento de competências das equipes técnicas das Secretarias de Educação e de gestores escolares em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos, com foco nos anos iniciais, ou seja, do primeiro ao quinto ano.
Em 2022, o Instituto Alcoa dará ainda mais ênfase em seus trabalhos na frente de educação, com o objetivo de apoiar gestores públicos, docentes e secretarias de educação no planejamento de ações de enfrentamento aos desafios trazidos pela Covid-19, considerando o longo período de escolas fechadas e suas consequências, como aumento da evasão escolar e perdas de aprendizagem.
A ideia é atuar colaborativamente com atores dos territórios que vivenciam a educação local todos os dias e, portanto, são as melhores pessoas para auxiliar a criação de planos de ação estratégicos e específicos de acordo com as demandas do município.