29 de setembro de 2020

Colaboração e ação em rede em tempos de pandemia foi o tema do ciclo formativo dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias

Nos dias 26 de agosto, 8 e 24 de setembro aconteceram os encontros online de Capacitação dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias em conjunto com as equipes líderes locais de Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA), respectivamente.

WhatsApp Image 2020-09-29 at 11.09.06
A ação teve o propósito de conectar ideias e ações dos próprios membros do grupo e também com as equipes líderes com os Conselhos das localidades para fortalecer a rede de apoio e o engajamento na região. No mês de setembro, o tema é "Colaboração e ação em rede em tempos de pandemia".  

Para falar sobre o assunto, os webinars contaram com a convidada Marisa Villi, cofundadora e diretora executiva da Rede Conhecimento Social e cofundadora do Delibera Brasil, coletivo que promove a participação social por meio de iniciativas de inovação democrática baseadas na deliberação cidadã. 

A facilitadora compartilhou mensagens inspiradora sobre o trabalho em redes. “Para um trabalho dar certo no longo prazo, ele precisa fazer sentido e ser engajador para todos os envolvidos. É preciso ter essa escuta ativa. Para fazer sentido para todos, é preciso sonhar junto.”   

 

Conhecimento

Uma inovação sugerida para o aprimoramento das ações dos conselhos foi a apresentação de uma ferramenta de gestão em cada encontro. Foi utilizado o Padlet, plataforma digital que permite criar um mural de ideias onde todos podem acrescentar opiniões e sugerir propostas, resultando em um mapas de ideias e fluxos de processos.

Além disso, ao final do encontro, os participantes recebem o Mapeamento de Oportunidades do Instituto Alcoa elaborado com a finalidade de compartilhar uma série de iniciativas que estão sendo desenvolvidas por diferentes instituições, trazendo conhecimentos, dicas e oportunidades para fortalecer as comunidades. São pesquisas, estudos, plataformas, editais, fundos, atividades e diversos materiais nas frentes de atuação do Instituto Alcoa: Educação, Geração de Trabalho e Renda e Engajamento Social.