29 de outubro de 2021

Campanha Educador de Valor e Ciclo de Debates movimentam mês dos professores

Ação de valorização de educadores contou com a indicação de 285 profissionais.  Instituto Alcoa compreende que a educação é um fatores centrais para o desenvolvimento do país.

 

Destaque radarO Dia do Professor e da Professora, celebrado em 15 de outubro, foi instituído em 1994 pelaOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data oficial para celebração dessa profissão essencial chegou décadas após a aprovação da Recomendação da UNESCO e daOrganização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Estatuto dos professores durante uma conferência internacional realizada em Paris.

Naquela época, não era possível prever  que 26 anos após a criação da data os educadores enfrentariam um desafio mundial com a pandemia. A maior crise sanitária na história recente  expôs ainda mais problemáticas pertinentes à educação brasileira, como desvalorização dos educadores, a precária infraestrutura das escolas e o abismo social que impede crianças e adolescentes de assistirem aulas on-line por falta de aparelhos de celular ou pacotes de internet, por exemplo.

“Quando decidi ser professora, sabia que enfrentaria desafios, mas eles nos motivam a continuar e fazer melhor e não a ficar de braços cruzados porque tem gente precisando de nós. Paulo Freire diz que a educação não transforma o mundo, mas muda pessoas que mudam o mundo. Eu acredito que, a cada dia, podemos dizer que nascemos para fazer a diferença. Estou aqui para contribuir com a profissão e fazer a diferença na educação”, conta a professora Ivanete Bezerra Castro, de Juruti, no Pará.

Para o Instituto Alcoa, que há mais de 30 anos tem a educação como uma de suas principais frentes de ação, esse é um dos fatores centrais para o desenvolvimento do país e para a diminuição das desigualdades, com impacto direto em  todos os setores da sociedade.

 

Campanha Educador de Valor

Considerando a importância que a educação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens brasileiros têm para o Instituto Alcoa, a organização promoveu a  campanha “Educador de Valor 2021: Inspirar, agir e reconhecer para transformar”. , com o objetivo de mobilizar os territórios onde atua para a valorização dos(as) educadores(as)'. 

Iniciada no dia 02 de agosto, a campanha teve como objetivo realizar um amplo processo de reconhecimento público dos educadores que atuam nas três regiões específicas onde o Instituto Alcoa está presente e nas respectivas áreas de influência da Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

Participaram da iniciativa apenas educadores em atividade em 2021 em escolas públicas municipais ou estaduais no Ensino Fundamental, que compreende do 1º ao 9º ano.

No evento de reconhecimento público, no dia 26 de outubro, nove educadores - três de cada localidade - receberam um kit composto por materiais, livros e participação em curso, além da divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa. O encontro online também contou com um debate sobre a temática de valorização de educadores, com participação de Pilar Lacerda, consultora, ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

O Instituto Alcoa acredita que a educação é o fator central para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades e impacta diretamente em todos os setores da sociedade. Por isso, aposta muito na força da participação e engajamento da sociedade em prol da transformação social que queremos ver nos territórios. A campanha demonstrou fortemente esse engajamento”, manifestou, durante o momento de reconhecimento dos educadores, Otavio Cavalheira, presidente da Alcoa e do Conselho do Instituto Alcoa.

Quando questionado sobre o momento que o fez se sentir reconhecido, Jailson Antonio Ribeiro Viana, professor da Unidade de Educação Básica Pão da Vida, em Paço do Lumiar, no Maranhão, explicou que “foi na desconstrução da figura paterna, pois muitas das minha crianças não possuem essa figura e sim mãe solo, [são] criadas por algum outro parente.”

Para a sociedade valorizar ainda mais os educadores do país, Jailson acredita que é necessário conhecer de fato o que é ser professor, sair do conceito do dicionário e “varar muros afora e ter representantes que pensem na educação, que sonhem educação, que multipliquem uma educação que agrega, contribua e não que exclua.”

Confira o evento de reconhecimento na íntegra no vídeo abaixo. 

Programa Ecoa: ciclo de debates

Além do evento de reconhecimento da Campanha, o Instituto Alcoa aproveitou o mês dos professores para promover outras ações relacionadas a educação. 

Durante todas as quartas-feiras de outubro (nos dias 06, 13, 20 e 27), o Programa Ecoa Formação, iniciativa do IA, em parceria com o Cenpec, realizou o ciclo de debates “Educação Pública no Brasil: Contexto Atual e Perspectivas para os Próximos Anos”, que contou com a participação de especialistas com múltiplas trajetórias na educação.

“O ciclo de debates é uma tentativa de refletir, multidisciplinarmente, sobre as angústias e incertezas destes tempos de pandemia e os desafios para a retomada das aulas. Nossa expectativa era que os diferentes convidados apresentassem reflexões interessantes para que os ouvintes pudessem compor um quadro multifacetado dos desafios dos próximos meses e anos”, explica Romualdo Portela, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec, que atuou como  mediador dos debates. 

Os encontros ficaram gravados e podem ser conferidos neste link