26 de novembro de 2021

Atuar em rede significa gerar conexões

A partir dos territórios em que a Alcoa está presente, membros de entidades sociais abordam a importância do trabalho em rede. Instituto Alcoa lança ferramentas que fortalecem a atuação comunitária.

 

Uma rede pode ser definida por fios entrelaçados, de espessura e materiais diferentes, mas que formam um tecido único e forte. É uma analogia que pode ser aplicada ao trabalho comunitário desenvolvido cotidianamente por organizações parceiras do Instituto Alcoa em seus territórios de atuação: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA). 

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de grupos produtivos e empreendedores LGBTQIA+ no município de São Luís, o Circuito de Empreendedorismo da Diversidade (CEMDIV) atua com a capacitação e promoção de negócios nas comunidades. O projeto busca formar 300 pessoas em gestão de negócios, além de contribuir para a circulação e divulgação dos serviços ou produtos liderados por esse público.

“O trabalho em rede fortalece muito a organização, principalmente de nós ativistas LGBTQIA+. Contribui nas parcerias e traz um grande retorno, a nós e ao público. Eu falo ‘nós LGBTs’ porque diante do cenário que vivemos hoje no Brasil, as redes nos ajudam a permanecer resistentes diante da escassez de políticas públicas para as minorias do país”, destaca Jefferson Taylor, coordenador do CEMDIV.

A formação dessas redes conta com a colaboração e articulação de diferentes atores. Para além das organizações sociais, o poder público, em suas diferentes esferas, é outro aliado essencial. Em Poços de Caldas, a Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO) desempenha suas atividades em duas frentes: primeiro é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no intuito de promover a emancipação social de famílias que estão em situação de vulnerabilidade, serviço realizado junto à Prefeitura do município.

“Nesse sentido, trabalhar em rede significa primeiro identificar aqueles que precisam de um apoio da organização e os que podem apoiar. E aí a nossa organização busca, por meio da sua articulação, equilibrar esses diferentes cenários. Interligar quem tem sobra de recursos, seja ele financeiro, material ou de tempo, e conectar com os indivíduos que estão precisando de algum tipo de apoio”, explica Gustavo Bonafé, presidente da associação.

Edson Pires, professor e diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Juruti, traz mais uma definição para a atuação em rede: trabalhar em conjunto. Ele cita o exemplo do campo educacional no município em que vive. “As responsabilidades, tanto da Secretaria de Educação, como do Fórum Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, são imprescindíveis para o pleno desenvolvimento da educação local”, analisa o educador.

PODCAST 2

Ferramentas de apoio

Nas palavras de Gustavo, desenvolver ações em rede pode se resumir em gerar conexões com as gestões municipal, estadual ou federal, organizações sociais ou à iniciativa privada. De iniciativa do Instituto Alcoa, o podcast"Territórios em rede" traz para o debate reflexões sobre Educação, Geração de Trabalho e Renda e Engajamento Social.

Enquanto o primeiro episódio abordou a temática “Juventudes e geração de trabalho e renda”, o episódio atual, lançado no dia 22 de novembro, debate as “Potencialidades da relação escola-comunidade”. Para compartilhar suas experiências neste tema, participam deste episódio Ana Jakelline Silva Marques, coordenadora pedagógica da UEB Zebina Eugênia Costa, de São Luís (MA); Aluísio Cavalcante, designer de inovação social da Casa da Árvore, de Poços de Caldas (MG); e o professor de Educação Física Damião Soares, de Juruti, (PA) um dos nove profissionais de educação reconhecidos pela campanha “Educador de Valor 2021”.

Cada um com suas experiências, os participantes reforçaram que a criação de uma rede entre a comunidade e a escola pode trazer benefícios para todos. Entretanto, o bate-papo deixou claro que, para enxergar essa potencialidade, é necessário que escolas, educadores, famílias, governos, organizações sociais, enfim, todos os cidadãos possam assumir a responsabilidade pela garantia do direito à educação com equidade para todas crianças e adolescentes do país. 

Mapa 2Mapeamento

Outra ferramenta elaborada pelo Instituto Alcoa que busca fortalecer esse trabalho integrado é a Rede de Colaboração, um mapa interativo com informações sobre organizações da sociedade civil apoiadas pelo Instituto em todo o Brasil em 2021, além de órgãos públicos, como secretarias de educação. O principal objetivo desse projeto, que será alimentado constantemente, é a troca de experiências e conhecimentos entre as entidades presentes nos territórios.