26 de novembro de 2021

“Pensar na inclusão é olhar para a diversidade, potencialidades e humanidade”

Projeto “Conectados com o Saber” visa ampliar conhecimentos sobre a educação inclusiva. A iniciativa é fruto de parceria entre o Instituto Alcoa e a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP).

*Esta série tem como objetivo abordar as redes de diversidade e inclusão da Alcoa, que se estendem à atuação do Instituto Alcoa por meio de seu Programa de Apoio a Projetos Locais e programas de voluntariado.

 

Adefip 2Conectar pessoas de diferentes regiões do Brasil com o mesmo sonho e vontade de ampliar os seus conhecimentos sobre a educação inclusiva é um dos principais objetivos da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP). Para gerar essas conexões, a organização oferece cursos de formação continuada no formato EaD (Educação à Distância) por meio do projeto Conectados com o Saber.

Iniciado durante a pandemia, o curso "Educação inclusiva na perspectiva do trabalho em rede" atende um público diverso, sendo a maioria formada por educadores que atuam com alunos da educação especial, público alvo do projeto. Segundo a associação, cerca de mil profissionais da educação já participaram da formação, sendo 600 apenas do município de Poços de Caldas (MG).

“Um dos pilares deste curso é pensar que a inclusão se faz a muitas mãos. E para a construção de uma escola e sociedade de fato inclusiva, faz-se necessário que todas as pessoas envolvidas nesse processo compreendam a necessidade de unir forças para a construção de espaços de respeito e equidade”, afirma Larisse Junqueira, coordenadora técnica e pedagógica da ADEFIP. 

Divididas em cinco módulos, as aulas são ministradas por profissionais que compõe a equipe multidisciplinar da ADEFIP: pedagogos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, assistentes  sociais e profissionais da educação física. 

Segundo Larisse, a atuação em rede acontece no momento em que a instituição envolve nesse processo, além de seus profissionais, a família das pessoas com deficiência (PcD) e a escola. “Juntos, isso torna um sucesso da educação inclusiva”, enfatiza a coordenadora. 

Adefip 1Iniciativa

No Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi lançado o quarto grupo de inclusão da Alcoa, o ABLE, sigla em inglês para Alcoans moving Beyond Limited Expectations, que, em livre tradução, significa: Alcoanos e Alcoanas indo além de Expectativas Limitantes. Para a Alcoa Brasil, o projeto representa mais um avanço na busca pela promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo. 

O lançamento do grupo ocorreu durante um evento virtual com a participação de mais de 200 colaboradores e colaboradoras da corporação. “O ABLE surge para ampliar as nossas iniciativas nesta área e esperamos proporcionar mais oportunidades para as pessoas com deficiência, garantindo que a Alcoa seja um ambiente inclusivo na sua totalidade”, explica Helder Teixeira, diretor da Alumar em São Luís (MA).

Próximos passos 

Para Larisse, inclusão não significa pensar apenas em deficiências e dificuldades, mas sim na diversidade, potencialidades e na humanidade. “Este projeto mostra que o lugar da pessoa com deficiência é onde ela quiser. Cabe a nós, educadores e pessoas comprometidas com a inclusão, garantir o direito de construírem uma identidade social e se fazerem pertencentes a diferentes grupos”, pontua.

Adefip 3Em 2022, o objetivo da ADEFIP, uma das organizações que integra a ABLE, é  ampliar a oferta de cursos, além de dar continuidade aos que já existem. Para isso, foi adquirida uma plataforma online que contribuirá para a oferta de mais formações, além de suprir as necessidades oriundas das salas de aula.

A possibilidade de ampliação da iniciativa chega em um cenário no qual as escolas e gestores começam a receber os estudantes de forma totalmente presencial. Evasão escolar e déficit de ensino, após quase dois anos de pandemia, são desafios a serem superados num primeiro momento. 

“Mais do que nunca, essa formação continuada ajudou os professores para que se sintam seguros em receber crianças e adolescentes com deficiência dentro das escolas regulares”, avalia a especialista.

Saiba mais 

Esta reportagem faz parte da série Redes Alcoa, que tem como objetivo abordar as áreas de diversidade e inclusão da Alcoa, que são parceiras na atuação do Instituto Alcoa por meio de seu Programa de Apoio a Projetos Locais e iniciativas de voluntariado. A primeira matéria da série, sobre a EAGLE, rede de apoio ao público LGBTQI+ está disponível neste link, e a segunda, sobre gênero, você pode encontrar aqui

 

*As fotos reproduzidas nessa reportagem são de autoria da ADEFIP, e podem ser consultadas no site https://adefip.org.br/.