15 de dezembro de 2021

O voluntariado é o alicerce da atuação comunitária do Instituto Alcoa

Para secretário-geral da Organização das Nações Unidas,  o trabalho voluntário constrói o senso de união. E foi de forma conjunta que as centenas de pessoas voluntárias da Alcoa desenvolveram, neste ano, uma multiplicidade de ações.

 

Voluntariado radarNo dia 05 de dezembro de 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional do Voluntariado. A data tem como objetivo celebrar o espírito de solidariedade presente em diferentes ações realizadas por pessoas que doam o seu tempo e força de trabalho em prol de um bem comum.

O jovem César Bonini, voluntário da Alcoa na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, considera que o voluntariado significa oferecer um pouco daquilo que cada um tem. “Penso que todo mundo tem algum dom ou talento. A beleza está em você colocar isso à disposição das outras pessoas e não querer nada em troca.”

A ONU publica desde 2011 informes sobre a situação do voluntariado no mundo. O mais recente, divulgado em dezembro de 2021, traz como tema “Construindo sociedade inclusivas e igualitárias”. A publicação destaca que a interação e colaboração entre voluntários e autoridades é essencial para que sejam alcançados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 

Voluntariado radar 2Segundo o relatório da ONU, é difícil estimar uma escala global de voluntariado, mas projeta-se que, em todo o mundo, a força de trabalho voluntária seja equivalente a 61 milhões de trabalhadores em período integral por mês. “O cenário demonstra a necessidade de valorização da pessoa voluntária, não só no Dia Internacional do Voluntariado, mas durante todo o ano”, frisa a publicação.

“O ano de 2021, assim como o anterior, foi repleto de desafios, mesmo assim é impressionante ver o quanto o trabalho dos nossos voluntários fez e faz diferença nas comunidades em que a Alcoa está presente. Neste ano, mesmo com um trabalho que teve de ser desenvolvido de forma híbrida, online e presencial, centenas de voluntários doaram seu tempo para transformar realialidades”, analisa Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

Voluntariado na Alcoa Brasil

No dia 09 de dezembro, o Instituto Alcoa realizou um evento virtual em homenagem às centenas de voluntários que contribuíram com as ações da organização ao longo de 2021. Foram realizados 28 ACTIONs, quatro iniciativas em parceria com a plataforma Atados e no programa da Junior Achievement, capacitando jovens para o mundo do trabalho. Tudo isso nas regiões onde a companhia atua: Juruti, no Pará, Poços de Caldas, em Minas Gerais, e São Luís, no Maranhão.

Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil e do Conselho de Administração do Instituto Alcoa, se alegrou ao falar, durante o evento, sobre o time de voluntários tão engajado que faz parte do DNA da organização. “Dentro desse novo mundo que temos vivido, nada como poder atuar com nossos parceiros para que o trabalho voluntário possa fazer a diferença na vida das pessoas e ajudar a enfrentar os problemas sociais do Brasil.”

De origem da região sul do país, Lorena Herrera aprendeu em Juruti (PA) a olhar o mundo com outros olhos a partir do trabalho voluntário. “Foi na Alcoa que tive a minha primeira experiência de trabalho voluntário, e  fico muito feliz por poder contribuir com as mulheres.” E Helder Teixeira, diretor da Alumar em São Luís (MA), manifestou o quanto é grato por atuar em uma empresa que investe e incentiva o voluntariado de seus colaboradores.

Doação que faz a diferença

Se normalmente o voluntariado é significativo para as sociedades, em tempos de pandemia esse trabalho se torna ainda mais essencial. Em mensagem ao mundo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que “os voluntários têm ajudado grupos vulneráveis, corrigindo desinformação, educando crianças, prestando serviços essenciais aos idosos e apoiando os profissionais de saúde que estão na linha de frente.” O chefe das Nações Unidas ainda frisou que “o voluntariado é a espinha dorsal das sociedades. Os voluntários constroem um senso de união.”