15 de dezembro de 2021

Parceria entre Instituto Alcoa e Lar da Criança de Divinolândia incentiva reconhecimento na comunidade

Irmã Hilda, uma das fundadoras e atual vice-presidente da creche, comenta sobre a importância do apoio do IA no repasse de recursos para equipar a instituição. 

 

Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto e a fazem ainda mais especial. 

Irma hildaO Instituto Alcoa tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA -), a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Essa é uma missão que Hilda da Silva Faria leva ao pé da letra. 

Irmã Hilda é uma das fundadoras e atual vice-presidente do Lar da Criança de Divinolândia, município na região de São Paulo. Ela conta que em 2004 foi a primeira vez que a organização teve contato com o Instituto Alcoa e, desde então, a parceria rendeu muitos frutos. 

A creche foi fundada na década de 1980 com o objetivo de ser um local seguro para que pais e mães pudessem deixar os filhos enquanto trabalhavam. Irmã Hilda conta que os anos iniciais da articulação do Instituto com a creche foi um movimento de equipar o local.

“Desde quando o Instituto Alcoa conheceu nossa creche e a equipe viu o trabalho que fazíamos e, ao mesmo tempo, as dificuldades que enfrentávamos, eles continuam aparecendo para nos ajudar a equipar.” 

A primeira ação do Instituto foi a compra de mobiliário para o refeitório e para a sala de vídeo, em 2004. Em seguida, em 2006, o Lar da Criança recebeu recursos para a compra de eletrodomésticos e mobiliário para a cozinha. No ano seguinte, foi a vez da lavanderia e dos dormitórios. 

Com o passar do tempo, o Instituto passou a desenvolver iniciativas para ajudar a creche a manter-se e também a arrecadar recursos. Localizado em um terreno grande, o Lar conta com um salão de festas para eventos, que também foi equipado com recursos doados pelo IA, com a compra de mesas, cadeiras, armários, freezer e geladeira, possibilitando uma renda extra à creche com o aluguel do espaço. 

Irma hilda 2Impacto na comunidade 

“Foi uma benção o Instituto Alcoa aparecer em nossas vidas aqui na creche, pois reconhecem muito o trabalho que nós desenvolvemos. Se não tivéssemos essa ajuda para equipar a creche, já teríamos fechado porque era necessário reformas para atender as regras”, comenta Irmã Hilda. 

A vice-presidente conta que todos os dias a equipe da creche trabalha para que pais e mães sintam-se seguros em deixar seus filhos enquanto trabalham. Além disso, o bom-cuidado com as crianças faz com que, além do Instituto Alcoa, toda a comunidade reconheça os serviços prestados, sobretudo àqueles em maior situação de vulnerabilidade, um dos principais critérios para que as crianças sejam aceitas na creche. 

“Fizemos um almoço na zona rural certa vez e foi uma repercussão muito grande na cidade inteira. Todo mundo ficou feliz por ver o que o Instituto fez por nós. Tanto o pessoal da cidade como o pessoal de fora conhece e sabe da importância do trabalho da Alcoa. Eu falo para todo mundo e mostro todas as placas [dos ACTIONs realizados]”, completa.