01 de agosto de 2022

Giro pelos territórios: Em Juruti, projeto foca no desenvolvimento da cadeia produtiva de farinha

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em julho, o destaque vem de Juruti, com curso voltado para produtores rurais e lideranças comunitárias.

Giro julho 1

Cerca de 60 pessoas de duas comunidades do município de Juruti (PA) foram beneficiadas com a Capacitação em Boas Práticas – Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Farinha, nos dias 14 e 15 de julho.

Giro julho 2No primeiro dia, a Comunidade Igarapé Açu reuniu 30 produtores rurais da região. A segunda formação, ocorrida no dia seguinte, foi realizada na Comunidade São Pedro, e contou com a presença de 30 lideranças comunitárias das localidades São Paulo, Mariá, Jararaca e São Caetano.

Ambas as ações de capacitação contaram com o apoio e participação da Cooperativa Agropecuária de Pequenos Produtores Rurais em Juruti (COOPAJ), Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, Sala do Empreendedor, Sebrae e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Inclusão: O Projeto Eu+Digital, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) com o apoio do Instituto Alcoa, realizou, no final do mês de junho, duas formações com o tema “Como fazer parte do mundo Digital”, cujo o objetivo foi apresentar, de maneira didática, a importância de estar e conhecer o mundo digital, e os benefícios para quem empreende ou deseja começar o seu negócio. 

No dia 22 de junho, em formato híbrido, a capacitação ocorreu no bojo da segunda edição do Festival da Cultura Empreendedora, e contou com o apoio profissional de Luana Aleixo. 

Participaram 22 pessoas, sendo mulheres empreendedoras da Feira Municipal de Artesanato (Feirart), do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Grupo Mulheres Prósperas, Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares de Juruti, Sala do Empreendedor do Sebrae, a Secretaria de Produção de Juruti, e da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti.

Não parou por aí: No dia seguinte, de maneiraonline, a FIEPA realizou mais um workshop, desta vez com a temática “O novo balcão de atendimento: como atender através do digital”. O evento foi ministrado por um especialista da área de marketing digital, que abordou formas de as pessoas se comunicarem por meio de aplicativos ou redes sociais, e quais os melhores canais para atender e conversar com os clientes.

O projeto contou com mais de 250 inscritos, o que superou a meta inicial, com oficinas realizadas online, presenciais e híbridas. Com o sucesso da iniciativa, há  expectativa de replicação do projeto em outros municípios do Pará. O projeto conta com a parceria do Sebrae, Sala do Empreendedor e IJUS.

Conexão:Em junho, as comunidades rurais de Justina, São Brás e Prudente receberam a instalação de pontos de internet. A ação faz parte do Projeto Inclusão Digital em comunidades do município de Juruti(PA), aprovado no Edital 2021 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa.

Em parceria com  associações locais e com a  Ecam Projetos Sociais, foram construídas bases para antenas e ativação dos sistemas de internet nas comunidades. A iniciativa visa promover o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, e atividades que sejam do interesse dos próprios moradores. Para Beto Lages, consultor técnico na Ecam, “o projeto implantou os sistemas de internet para facilitar acessos importantes, assim como apoiar as comunidades em atividades relacionadas ao empreendedorismo e iniciação ao mercado de trabalho".

A previsão é que, nos próximos meses, mais nove comunidades e uma associação sejam envolvidas nas ações de inclusão digital. O projeto planeja alcançar cerca de mil pessoas residentes na zona rural de Juruti, incluindo oito  escolas públicas da região.

São Luís (MA)

Giro julho 4ACTION: Voltado ao atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Emília Feliz, na Vila Embratel, em São Luís, recebeu, no dia 22 de julho, o terceiro ACTION do ano na localidade reuniu 40 voluntários.  A iniciativa, com foco na Geração de Trabalho e Renda, envolveu organizações parceiras do Instituto Alcoa, voluntários da Alumar e pessoas da região beneficiadas pela instituição.

Giro julho 3Durante o dia, foi realizada uma palestra sobre empreendedorismo, passeio nas trilhas do Parque Ambiental local e uma oficina sobre materiais recicláveis. Ao final do evento, todos os 45 participantes receberam um certificado de participação na palestra e as crianças ganharam um kit escolar.

Formação: Também no dia 22 de julho, 43 alunos foram certificados pela participação no projeto Minha Oportunidade ao Mundo do Trabalho – Área de panificação, doces e salgados, no Instituto Assistência Inclusão Social do Maranhão (ISAMA), na Vila Embratel, em São Luís. A iniciativa foi beneficiada com um apoio financeiro de R$ 80.343,10 pelo Instituto Alcoa, com o envolvimento de organizações parceiras e voluntários da Alumar.

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriorese fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.