31 de janeiro de 2022

Organização e planejamento são fundamentais para responder desafios na educação, comenta gestora escolar

Suzianne Guimarães, gestora de uma escola na zona rural de Juruti, no Pará, explica como os ensinamentos do programa Ecoa Gestão e Ecoa Formação ajudaram a responder questões impostas pela pandemia de Covid-19. 



Suzianne historias que inspiram 6Mensalmente, o Histórias que Inspiram retrata as histórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores fundamentais que se conectam com a trajetória do Instituto e a fazem ainda mais especial.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e a adoção de medidas para conter a disseminação do vírus, os últimos dois anos foram muito desafiadores para o sistema educacional brasileiro. Entretanto, Suzianne Guimarães, gestora da escola José Tancredi Junior, em Juruti, no Pará, comenta que os ensinamentos das duas vertentes do programa Ecoa - Gestão e Formação -, do Instituto Alcoa, apoiaram os educadores nesse momento. 

Ela conta que, na escola, os professores começaram a participar do programa no início do ano letivo de 2021, mesmo diante das dificuldades de conectividade. Na região da escola, localizada na zona rural, há apenas uma casa com sinal de Wi-Fi. Por isso, muitos professores preferem ir até a cidade para conseguir acessar as formações online. 

Organização 

Para Suzianne, um dos principais aprendizados das formações do Ecoa foi a organização e divisão consciente de seu tempo. A educadora conta que no início do ano letivo, ficou sozinha na escola por conta do processo de distribuição dos educadores entre as escolas da região, o que a fez acumular as funções de gestora, coordenadora e secretária. 

“Eu aprendi a organizar o tempo para dar conta das minhas atribuições enquanto gestora escolar e também participar dos cursos que conseguia encaixar”, explica. Para isso, um dos ensinamentos mais importantes foi se aproximar do corpo docente e conhecer as atribuições de cada profissional. 

“O gestor precisa distribuir as tarefas de cada um da escola. Então, percebi que devia conhecer as atribuições dos educadores. Depois de fazer essa organização, foi ficando mais fácil, pois fui ressignificando meus conhecimentos e saberes.” 

Suzianne historias que inspiram 4Desafios da zona rural

Para quem mora em grandes centros urbanos, pode parecer difícil imaginar os desafios enfrentados por escolas localizadas em zonas rurais, como é o caso da José Tancredi Junior, onde Suzianne atua. Ela comenta que, por conta da baixa conectividade,  considerando que são poucos os estudantes que contam com aparelhos e sinal de internet em casa, ficou decidido que as atividades impressas deveriam ser retiradas na escola pelos familiares. 

A grande questão, entretanto, é que vários estudantes moram longe da escola, o que dificulta o acesso. Para que não ficassem sem as atividades, Suzianne conta que solicitou à Secretaria Municipal de Educação de Juruti uma lancha para entregar os cadernos nas casas dos alunos. 

“O que acontecia antes era que somente o gestor ou o coordenador da escola faziam essa entrega. No curso de gestão [Ecoa Gestão], aprendi que tinha que dividir essa ação. Por isso, todos os professores acompanharam a entrega. Ao mesmo tempo que aliviou um pouco o peso sobre mim, possibilitou que todos os educadores tivessem contato com os alunos que conheciam e, no momento da entrega, já podiam explicar qual era o objetivo daquela atividade”, afirma. 

Esse momento de contato entre estudantes e educadores era acompanhado pelos pais, que deveriam assinar a entrega dos materiais. Nesse sentido, Suzianne conta que já conversava com os responsáveis sobre a importância da realização das atividades. 

“Com um pouco de criatividade, estamos superando as dificuldades da distância e de logística e nos transformando”, celebra.   

Importância do planejamento 

Além da criatividade citada acima, outro ponto de destaque aprendido no Ecoa é a importância do planejamento, que ajuda a endereçar os múltiplos desafios que Suzianne enfrenta enquanto gestora escolar. “Eu aprendi que, se não planejo, não sei qual direção seguir. Assim como eu, muitos outros educadores e gestores estavam precisando desse curso porque foi um período muito atípico. A formação nos orientou no trabalho coletivo no ambiente escolar, promovendo a conexão entre gestores, professores, secretários, vigias, serventes, famílias e alunos.” 

Tudo isso, comenta a gestora, facilitou a elaboração dos planejamentos estratégicos, promovendo a melhoria e maior integração de todas as esferas que compõem a comunidade escolar. 

A importância do planejamento também foi aplicada em sua vida pessoal. Mesmo com uma agenda cheia de atribuições e responsabilidades, Suzianne explica que entendeu a necessidade de distribuir seus compromissos e reservar tempo para desempenhar outras funções em sua vida, como passar tempo com seus filhos, rir com amigos e cuidar de si. 

“Todos os cursos vieram para contribuir com a organização escolar e com nossa identidade, no meu caso a identidade de gestora. Eu entendi que precisava ter essa postura e os professores perceberam que podiam trocar conhecimentos e saberes, o que os fez repensar e ressignificar suas práticas pedagógicas. Foi uma troca muito significativa para a vida de todos”, completa Suzianne.