31 de janeiro de 2022

Para 2022, Instituto Alcoa planeja fortalecimento do voluntariado

Inspirar e engajar mais pessoas no programa de voluntariado é o desejo das localidades onde a Alcoa atua, que também almejam  o retorno das atividades presenciais.

 

Voluntariado janeiroOlhar para as perspectivas e desafios do novo ciclo é comum em todo fim e início de ano, seja para a vida privada ou profissional. O rito do balanço e planejamento é essencial também para as empresas.

Em um evento virtual no final de 2021, o professor e historiador Leandro Karnal discorreu sobre a importância de se planejar, mesmo com a certeza de que a vida muda constantemente. 

A pandemia de Covid-19, prestes a completar dois anos, é um exemplo desses acontecimentos inesperados de impactos incontáveis. Nesse período, pessoas, empresas, organizações e governos precisaram se reinventar, redesenhar as suas estratégias para minimamente driblar os efeitos do vírus. 

Desafios enfrentados

No final do ano de 2021, a Alcoa promoveu o Encontro de Reconhecimento e Aprendizados com as equipes líderes e colaboradores das três localidades de atuação da empresa: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA). Cada representante local trouxe os principais desafios, inspirações e destaques do ano passado.

Entre os desafios é possível destacar pontos comuns entre as localidades, como a realização de ACTIONs online e as interações limitadas entre os voluntários e as comunidades. 

Em Poços de Caldas, por exemplo, foi desafiador selecionar os ACTIONs e as propostas de projetos, pois “foram recebidos pedidos muito bons da comunidade”, disse a equipe. Engajar o voluntariado a realizar ações remotas pelo segundo ano consecutivo também exigiu mais esforços de mobilização por parte da equipe.

Juruti enfrentou questões semelhantes. O que mais demandou atenção da equipe foi promover o envolvimento das comunidades nas ações à distância, principalmente em demonstrar a importância da execução de algumas etapas para que as ações se concretizassem. 

Já em São Luís, um dos desafios foi engajar todo o território na Campanha Educador de Valor, ação composta por três etapas realizadas ao longo de três meses que culminou no reconhecimento de profissionais da educação da região.

Projeções e desejos para 2022

O Encontro de Reconhecimento e Aprendizados também contou com um momento para expor as projeções e desejos para 2022. As equipes líderes das localidades trouxeram os seus três principais desejos para esse ano, que, mesmo vindos de estados diferentes, convergem:

  • Inspirar e engajar mais pessoas no programa de voluntariado;
  • Retomar e valorizar ainda mais as atividades presenciais com as comunidades assim que possível; 
  • Que as ações deste ano alcancem mais pessoas das comunidades.

Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa, explica que neste ano o objetivo é fortalecer ainda mais as iniciativas.

“Essas são ações que fazem a diferença nos territórios, principalmente ao longo desse período de pandemia. Estamos sempre trabalhando junto às comunidades para pensarmos nas prioridades de ações comunitárias, ACTIONs, além das campanhas de engajamento como Educador de Valor e o Festival da Cultura Empreendedora."