29 de abril de 2022

Campanha de voluntariado 2022 busca promover conexões e valorizar conhecimentos de cada território

Com lema Conectar para Multiplicar, Instituto Alcoa busca aumentar engajamento, reconhecer e aproveitar potência das diversidades nas comunidades onde atua

 

Voluntariado cardSe quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado. O provérbio africano inspira não só o conceito ‘Conectar para multiplicar’ - adotado pelo Instituto Alcoa para o ano de 2022 -, mas também todo o trabalho desenvolvido desde sua criação há 32 anos. 

Por atuar em agendas fundamentais para a sociedade brasileira e que colocam desafios de complexa resolução, o Instituto Alcoa entende que as parcerias, o engajamento, a participação e a troca de experiências e conhecimentos com agentes locais e demais organizações de diferentes tipos é um movimento fundamental para alcançar bons resultados e, com isso, promover a melhoria da qualidade de vida dos territórios onde atua. 

Nesse contexto, entram os voluntários Alcoa. Promover maior participação e engajamento no território é um dos focos prioritários de atuação do IA e que, mais do nunca, vale para a Campanha de Voluntariado 2022.

Inspiração: integrando múltiplos pensamentos

Mesmo com os desafios que o ano de 2021 colocou para todo o Brasil, o Instituto Alcoa conquistou bons resultados: no ano passado, cerca de 550 voluntários desenvolveram e participaram de 29 ACTIONs - atividades promovidas por colaboradores nos territórios - à distância ou híbridos, além da realização de sete iniciativas de engajamento local, como campanhas de arrecadação.  

Para potencializar ainda mais esses números, toda a atuação do Instituto Alcoa em 2022 será direcionada para mobilizar e envolver mais pessoas nas iniciativas, projetos e programas do Instituto. Se nos dois últimos anos a maioria das ações foram realizadas de forma online e à distância, agora, com o avanço da vacinação e controle, mesmo que parcial, da disseminação do vírus, a proposta é reforçar o sentimento de empatia promovido remotamente e direcionar cada vez mais atenção às diversidades que compõem uma rede tão rica de colaboradores nas comunidades de atuação. 

“A força do nosso time de voluntários é potente e nos movimenta sempre no sentido de um mundo mais igualitário. Seja em ações presenciais, virtuais ou mantendo viva a chama da cultura de doação. Seja de recursos, de tempo, de talentos ou de afetos. Juntos podemos fazer a diferença, vivenciando nossos valores e compartilhando o que temos de melhor”, aponta trecho do Manifesto do Voluntariado do Instituto Alcoa. 

Assim, a ideia é promover conexões a partir da multiplicidade de olhares e vivências das pessoas que tornam viva a rede de apoio do Instituto Alcoa (IA), afinal, é por meio de pessoas, instituições e comunidades conectados em prol de benefícios comuns que ações e transformações são possíveis. 

A inspiração para planejar as novas ações foi o conceito de rizoma. Enquanto uma árvore, por exemplo, conta com uma raiz única, que fica encarregada de fazer com que esse vegetal cresça, um rizoma - outro tipo de formação vegetal - é mais semelhante a um mapa, com uma verdadeira ramificação de caules. O paralelo aqui é com formas de pensar: ao invés de seguir o conceito de raiz única, ou seja, apenas uma forma de pensar, o IA pretende promover o pensamento rizomático, isto é, a conversa, colaboração e contribuição entre diferentes experiências e pontos de vista. 

Participe 

As ações de 2022 já começaram! Todos os interessados em fazer parte das ações de voluntariado devem entrar em contato com as equipes líderes de cada localidade. Não deixe de participar!