30 de maio de 2022

Giro pelos territórios: ACTION em São Luís, no Cepromar, reúne mais de 300 pessoas

No panorama mensal das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa - São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG) -, o destaque é o 1º ACTION realizado junto aoCentro Educacional e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar).

Cepromar

Oficinas de artesanato, panificação, pintura, fotografia, tranças e corte de cabelo, caixas de presente, rodas de leitura, recreação e caminhada no Sítio Piranhenga, no Parque Pindorama, foram algumas das atividades realizadas durante o primeiro ACTION deste ano na sede do Cepromar, em São Luís (MA), no dia 21 de maio. Mais de 300 pessoas participaram da ação de voluntariado.

Cepromar 2E para atender e contribuir com a formação de todo esse público, o evento reuniu mais de 70 voluntários da Alumar, além de membros do Exército brasileiro, Corpo de Bombeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Serviço Social da Indústria (Sesi), Casa Familiar Rural, Top Service, empresas parceiras e organizações da sociedade civil (OSCs) locais. 

Considerado um museu a céu aberto no centro da capital maranhense, o Sítio Piranhenga abriga a Cepromar, que além de administrar e conservar esse patrimônio histórico, promove cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores da região.

Como parte da programação do ACTION, foram plantadas no local  50 mudas nativas, pertencentes ao Projeto Global Releaf, da Alcoa Foundation, realizado em parceria com a Casa Familiar Rural.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Poços de Caldas (MG)

Educação: O 2º ACTION do ano da região de Poços de Caldas (MG), realizado no dia 28 de maio, na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, contribuiu com a revitalização da horta e com o paisagismo da unidade de ensino, que atende mais de 600 estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Colaboração: Realizada entre os dias 25 de abril e 18 de maio, toda a arrecadação da Campanha de Solidariedade, que contou com coleta de recursos, alimentos e agasalhos para a instituição Jacques, que atende pessoas e famílias em situação de rua e vulnerabilidade social, foi entregue no dia 20 de maio ao projeto social.

Meio ambiente: O Parque Ambiental da Alcoa em Poços de Caldas (MG) reabriu suas portas para receber novamente os participantes do Programa Cultivando a Mata Atlântica. Os primeiros visitantes foram os alunos que participaram da edição virtual do programa, realizada no ano passado, como a Escola Municipal José Raphael dos Santos Neto, que visitou o parque  no dia 5 de abril. 

As demais unidades de ensino a visitar o local foram a Escola Estadual Cleuza Lovato Caliari e Municipais Dr. Alvino Hosken de Oliveira, Ir. José Gregório e Wilson Hedy Molinari. 

São Luís (MA)

Capacitação conselho.jpgFormação: No final de abril, no dia 28, foi realizada a reunião e treinamento do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias. O evento contou com a participação de colaboradores da Alumar, Instituto Alcoa, Estúdio Cais, Associação Comercial do Maranhão, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Plan Internacional, Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), Polícia Militar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Vale.

Planejamento: De forma online, foi realizada, no dia 12 de maio, a primeira reunião de engajamento da Equipe Líder de Relações Comunitárias, composta por 14 colaboradores da Alumar. Participaram também representantes do Instituto Alcoa e do Estúdio Cais. Na ocasião, foi apresentada a nova equipe e o cronograma de ações para todo o ano.

 

São Paulo (SP)

Solidariedade: No dia 8 de maio, 40 colabores da Alcoa em São Paulo e seus familiares participaram da 20ª corrida e caminhada promovida pelo Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC). Toda a arrecadação da iniciativa é destinada para o atendimento aos pacientes da instituição, que completa 31 anos de existência neste ano. A ação faz parte dos ACTIONs do Instituto Alcoa.

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.