30 de junho de 2022

Giro pelos territórios: Escolas em Poços de Caldas (MG) recebem ACTIONs presenciais

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em junho, o destaque são as ações de voluntariado em escolas mineiras.

Escola 1

No dia 28 de maio, após mais de dois anos de pandemia e ACTIONs virtuais e híbridos, colaboradores da Alcoa realizaram a primeira ação de voluntariado totalmente presencial na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, em Poços de Caldas (MG). 

Mais de 70 voluntários, entre funcionários e familiares, juntamente com alunos, professores e a diretoria da escola, revitalizaram a horta, plantaram árvores, pintaram a fachada da instituição, o muro e os bancos, além de preparar um café da manhã para os participantes. Além do trabalho voluntário, a Escola recebeu a doação de R$ 10 mil do Instituto Alcoa. “Este ACTION veio em uma hora que precisávamos. Ele proporcionará muitos benefícios para os nossos 670 alunos”, destacou a diretora Ana Maria Lobo de Carvalho.

Escola 2Na sequência, no dia 25 de junho, foi a vez da Escola Vitalina Rossi receber um ACTION, o 3º da localidade. A ação, também presencial, durou uma manhã de sábado, quando também foi revitalizada a horta, a pintura do muro da unidade de ensino, além da realização de uma oficina sobre mercado de trabalho e produção de currículo. 

Os estudantes promoveram uma roda de conversa sobre leitura, e atividades esportivas reuniram alunos e educadores. Por fim, todos se envolveram na preparação de um lanche.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

São Luís (MA)

Meio Ambiente: Cerca de 300 mudas nativas foram plantadas no Parque Estadual do Sítio Rangedor, no dia 10 de junho, em São Luís. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e B2O Partners em parceria com a Alumar. Além de realizar o reflorestamento da área, foram desenvolvidas ações de educação ambiental.

Plantio com a Sema (3)Participaram do plantio Deranilde Santana, secretária de Meio Ambiente, Fernando Lima, da B2O Partners, Helder Teixeira, diretor da Alumar, Simone Frazão, da Alumar, e o supervisor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Flávio Lima.

As mudas foram produzidas pelos alunos da Casa Familiar Rural, e fazem parte do projeto Global Releaf, uma parceria entre American Forest e Alcoa Foundation, que tem como missão plantar centenas de espécies de árvores nativas ao redor do mundo.

Comemoração: No dia 09 de junho, no Teatro João do Vale, em São Luís, foi realizado o evento de celebração dos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Por ser parceira da iniciativa desde 2014, a Alumar foi homenageada no evento, que contou com a participação de Dulcimar Soares, gerente de Relações Institucionais, e Joana Burgos, supervisora de Relações Comunitárias.

O Proerd nasceu de um esforço coletivo entre a Polícia Militar, as unidades de ensino e as famílias de jovens. Para o programa, a Alumar já destinou R$ 428 mil, o que proporcionou a compra de um veículo, notebook, e diversos outros produtos que contribuem para o desenvolvimento da iniciativa.

::.::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriorese fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.