01 de agosto de 2022

Instituto Alcoa promove iniciativa de visibilidade de pessoas LGBTQIA+

Em junho, Mês do Orgulho LGBTQIA+, voluntários ouviram histórias de vida de pessoas LGBTQIA+ das localidades onde a Alcoa atua e transformaram trechos da conversa em cartazes que compõem uma exposição virtual. 

RADAR MURAL LGBTQIA

Em 2022, o Instituto Alcoa (IA) está realizando diversas iniciativas que têm como mote e objetivos reconhecer, reforçar e valorizar a inclusão e diversidade. O IA acredita que as múltiplas diversidades que compõem a sociedade brasileira são fonte de inspiração e potência para que, cada vez mais, todos e todas sintam-se pertencentes e, assim, possam exercer plenamente suas capacidades e habilidades. 

Uma dessas propostas foi a segunda edição do Festival da Cultura Empreendedora, que este ano teve como tema “Impacto social e diversidade: a potência das comunidades empreendedoras” e ressaltou a importância de fortalecer a diversidade em projetos de geração de renda, assim como encontrar caminhos para toda a sociedade apoiar essas iniciativas em prol de um país mais igualitário. 

Mural de Histórias 

Mural de historias lgbtqia 3Outra ação com o mesmo fio condutor foi o Mural de Histórias. Realizado em parceria com a plataforma de voluntariado Atados e a rede Eagle do IA, o projeto tem uma proposta simples, mas eficaz: colaboradores voluntários da Alcoa conversam com pessoas para conhecer suas histórias de vida e ampliar suas vozes. A partir dessa troca e escuta ativa, é extraída uma fala de destaque, frase ou momento da conversa que mais representa a pessoa, que é transformada em um cartaz com a foto da pessoa. 

Nessa edição, Instituto Alcoa e Atados optaram, em razão do Mês do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho, por fazer uma edição especial, na qual voluntários Alcoa conversaram com pessoas LGBTQIA+ dos territórios onde a empresa atua, sejam representantes das comunidades ou colaboradores. O material produzido a partir dessa experiência foi transformado em uma exposição virtual com os cartazes dos participantes. 

Mural de historias lgbtqia 8Para Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa, promover cada vez mais ações centradas na diversidade é fundamental como forma de conectar os valores da Alcoa e vivenciá-los nas comunidades. 

“Para promover uma sociedade menos desigual e mais justa, é necessário que todos e todas sintam-se confortáveis e representados. Debater diversidade e garantir que o tema seja abordado em ações de destaque é o caminho que encontramos em 2022 para reforçar o compromisso da Alcoa não só com nossos colaboradores, mas com todas as pessoas dos territórios onde atuamos”, afirma. 

Redes de diversidade 

Tamanha importância do tema, a Alcoa conta com as chamadas Redes de Diversidade, que têm por objetivo ser um espaço de diálogo e disseminação de temas como direitos das mulheres, pessoas com deficiência, raça e pessoas LGBTQIA+. 

Mural de historias lgbtqia 14Essa última é a EAGLE - rede de apoio ao público LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Queer, Intersexo e Assexual). Para Eduardo Belato, líder da EAGLE no Brasil, o Mural de Histórias, ao mesmo tempo que oferece uma oportunidade a quem é aliado da causa de se aproximar do cerne da questão, também traz ao público LGBTQIA+ o alívio de ser ouvido. 

“Essa iniciativa dá um rosto, inclui sentimentos e fomenta empatia”, defende. Com isso, aumenta o potencial de reconhecer a causa LGBTQIA+, refletir sobre ela e mudar comportamentos pessoais no cotidiano. “Ações como o Mural ajudam os aliados a aprenderem o quão forte é a ferramenta da escuta ativa, e assim eles poderão aplicar isso em diversas situações de sua vida. Elas podem se tornar melhores gestoras, melhores pais, melhores amigos”, afirma Eduardo.  

A estratégia, além de ser uma forma de inovar na abordagem do tema, ajuda, segundo Eduardo, a melhorar a percepção que a comunidade tem sobre as companhias. “As empresas precisam ampliar essa visibilidade porque é assim que elas vão conseguir sensibilizar através não somente da teoria mas também do convívio”, explica. 

Fique por dentro

No dia 8 de julho, Instituto Alcoa e Atados promoveram um encontro online como encerramento do Mural de Histórias LGBTQIA+. Abaixo, alguns depoimentos realizados no encontro: 

- “Eu me assumi uma semana antes de ter a oportunidade de ter contato com esse trabalho. Tive muita sorte de entrevistar uma menina que passou pela mesma situação que estou passando. Então para mim foi uma experiência transformadora.” 

- “Eu entrevistei um professor de ensino fundamental e médio de uma escola rural. Foi muito bacana ele falar que apoia muito a causa e ajuda muitos alunos, principalmente por atuar na zona rural, onde a mente das famílias é mais fechada, e ele fala que esse apoio é muito importante, mas que nem sempre vê isso.” 

Mural de historias lgbtqia 10- “No Nordeste, como a aceitação é mais complicada, a pessoa com quem conversei só se sentiu segura para se assumir quando já tinha estabilidade financeira e uma carreira profissional guiada.” 

- “Foi a segunda vez que participei dessa ação de escuta e entrevista. Foi extremamente válido ouvir uma história tão diferente da minha, como os direitos mínimos são negados para a comunidade trans, como o uso do nome. Uma coisa que me marcou muito foi que a entrevistada me falou ‘eu existo’. Foi uma conversa super rica, passei dois dias escrevendo sobre isso.”  

- “A história da pessoa que entrevistei não é diferente de outras pessoas trans, mas tem um grande benefício: a família dela a ama, então desde o primeiro momento que ela falou para a família, foi super acolhida. Isso é muito bom, vale ressaltar a importância que a família tem na nossa aceitação, porque eu sou um homem gay.”