30 de setembro de 2022

Giro pelos territórios: Voluntários Alcoa realizam ações voltadas às Pessoas com Deficiência

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em setembro, o destaque vem da capital maranhense e da região mineira.

Able 01

Em virtude do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, voluntários da Alcoa realizaram os encontros ‘Experiência Jovem’: rodas de conversa sobre carreira profissional, mercado de trabalho e compartilhamento de histórias de vida ligadas à pauta de inclusão. 

Able 02Na própria data comemorativa, em São Luís, a ação foi desenvolvida no Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO), instituição referência em atividades voltadas às Pessoas com Deficiência (PCDs).  17 voluntários conduziram uma manhã de conversas entre 25 jovens e adultos em busca de oportunidades de emprego.  

Participaram da abertura do evento Dulcimar Soares, gerente de Relações Institucionais e Segurança da Alumar; Tereza Cavalca, gerente de RH; e Helder Teixeira, diretor da Alumar.

Já em Poços de Caldas (MG), o projeto foi promovido no dia 16 na Associação  de Assistência ao Deficientes Visuais (AADV), com trocas de experiências profissionais entre colaboradores da Alcoa e estudantes.

As iniciativas, realizadas pelo Instituto Alcoa em parceria com a organização Atados, foram lideradas pelo grupo de inclusão da Alcoa ABLE

Lançado em 2021, o grupo é voltado para as PCDs e busca a promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo na Alcoa.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Conectado com o amanhã (16)Futuro profissional: No dia 15 de setembro, o Instituto Alcoa realizou mais uma ação de voluntariado junto ao programa ‘Conectado com o Amanhã’, com momentos de reflexão sobre o futuro profissional e preparação para o mercado de trabalho com alunos do Ensino Médio das escolas Emanuel Salgado Vieira e Raimundo de Sousa Coelho.

Com a participação de 33 estudantes e oito voluntários, o programa abordou temas como competências comportamentais, perspectivas de carreira, a importância da busca pelo autoconhecimento e o planejamento da ética na vida profissional, além de informações sobre a importância do currículo, networking e empreendedorismo.

Conectado com o amanhã (17)A ação foi executada pela Equipe da Junior Achievement do Pará e das Redes de Afinidade Alcoa AWN (Alcoa Women’s Network – Rede de Mulheres da Alcoa, em tradução livre) e EAGLE (Employees at Alcoa for LGBT+ Equality – Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBT+, em tradução livre).  

Inovação em Campo: No dia 13 de setembro ocorreu o Innovation Camp, uma iniciativa do programa da Junior Achievement que ajuda alunos na busca por soluções inovadoras para desafios pessoais ou do mundo corporativo. O evento beneficiou as escolas públicas de Juruti (PA) Emanuel Salgado Vieira e Raimundo de Souza Coelho, com a participação de 30 jovens do Ensino Médio. Durante o evento, oito mentores voluntários apresentaram suas experiências aos estudantes.

Poços de Caldas (MG)

Formacao pocosFormação: Nos dias 08 e 09 de setembro, Poços de Caldas (MG) recebeu a equipe do Estúdio Cais para a Formação em Comunicação, Conhecimento e Engajamento Social realizada para o Conselho Consultivo de Relações Comunitárias (CCRC) e Equipe Líder de Relações Institucionais (ERLI). Além disso, as lideranças locais foram convidadas para um diálogo sobre a Comunicação para Mobilização Social.

As pautas desses momentos de formação abordaram as agendas de Educação e Geração de Trabalho e Renda no Brasil - pilares da atuação do Instituto Alcoa -, espaços de participação social, laboratório de planejamento e criação de conteúdo e oficinas práticas. Os primeiros encontros ocorreram com as equipes da Alcoa de Juruti (PA), em agosto.

5 Action Adefip Set.2022Esporte solidário: A terceira edição da Corrida da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), realizada em 4 de setembro, contou com a participação de voluntários da Alcoa. Durante toda a manhã, 30 pessoas trabalharam nas barracas de apoio aos participantes, ajudando a organizar e a distribuir medalhas, água, frutas e iogurtes. Dez voluntários participaram, ainda, das atividades esportivas. Este foi o quinto ACTION realizado pelos voluntários na região, sendo que outros quatro estão previstos até o fim do ano. 

A doação de R$ 10 mil do Instituto Alcoa para a instituição deverá ser usada no processo de mudança da atual sede para o novo espaço doado pela Prefeitura, onde funcionava a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)

Ambiente escolar:No dia 23 de setembro foi a vez da Escola Municipal José Alvares Canha, situada em Divinolândia (SP) receber o 6º ACTION da região. Integram a ação a Rede de Mulheres da Alcoa (AWN) e a Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (APROD). 

Juntamente com estudantes do Ensino Fundamental I e II, foram realizadas ações de plantio de sementes, flores, roseiras e árvores, além de atividades lúdicas com pintura, atividades esportivas, palestras e rodas de conversas.

São Luís (MA)

Formacao sao luisAprendizado: Logo após as formações em Poços de Caldas (MG), a capital maranhense recebeu, nos dias 13 e 14 de setembro, as oficinas de comunicação e mobilização social realizadas em parceria com o Estúdio Cais.

Foram dois dias de encontros com lideranças locais, voluntários da Alumar e conselheiros de relações comunitárias, todos instigados a conhecer mais sobre comunicação popular e mobilizadora, com inspiração em projetos de empoderamento e desenvolvimento comunitário. 

Ao final das formações, os participantes contribuíram com o planejamento, ideias e produções coletivas que vão nortear os próximos passos do Instituto Alcoa, principalmente nos eixos de Educação e Geração de Trabalho e Renda. O resultado das atividades de “mão na massa” será apresentado em breve nas redes sociais do IA. 

E, assim, chegou ao fim mais um ciclo de formações presenciais nas três localidades de atuação do Instituto Alcoa. 

 

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriorese fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.