01 de novembro de 2022

Evento de reconhecimento da Campanha Educador de Valor mostra amor pela educação e superação de desafios

Última etapa da ação de valorização dos educadores contou com participação dos nove profissionais reconhecidos nas três localidades de atuação da Alcoa 

Evento reconhecidos

“A escola marca e os professores se eternizam no coração dos estudantes pelo modo de olhar nos olhos, pelo acolhimento e por toda essa importância que dão a seus alunos”. A fala da professora Jaquelline Moll, pedagoga, Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora de Educação Integral do Ministério da Educação, o MEC, entre 2007 e 2013, e convidada especial do Evento de Reconhecimento da Campanha Educador de Valor 2022

Realizado de forma online com a presença das três localidades, o encontro, além de acontecer no mês dos educadores, coincidiu com uma data importante: o aniversário de 100 anos de Darcy Ribeiro, antropólogo, historiador e educador brasileiro. Inspirada em Darcy, Jaquelline comentou o tema central da campanha - A potência daqueles que agitam as redes de saberes e relações no ambiente escolar - e defendeu que a tarefa mais importante do Brasil enquanto país é a educação, que ainda não ocupa o lugar que deveria na agenda nacional. 

O fato de professores abrirem as portas das escolas para que estudantes possam trazer seus interesses é um movimento que deve ser cada vez mais encorajado. “Quando o professor deixa que elementos do universo cultural dos estudantes entrem na escola, fazendo um equilíbrio entre os saberes acadêmicos que precisamos legar para as novas gerações com saberes populares, nós permitimos que o mundo desses meninos e meninas passe a pertencer ao mundo da escola.” 

Jaquelline também reforçou a importância de a escola dialogar com as famílias em suas múltiplas configurações e valorizar os saberes que pais, mães e responsáveis têm a compartilhar. “Quando uma criança vê seus pais e responsáveis enquanto pessoas respeitadas na escola, seguramente se constrói uma ponte importante para a aprendizagem. Sabemos a importância desse acolhimento e reconhecimento de que o pai e a mãe são pessoas dignas de diálogo.” 

Colaboração e parceria 

Evento 1 dados
Em sua segunda edição, a Campanha Educador de Valor contou mais uma vez com a participação e parceria das Secretarias de Educação, dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, das organizações sociais locais, dos voluntários da Alcoa, e de toda a comunidade escolar, sem os quais toda essa mobilização não seria possível. 

A primeira etapa da Campanha contou com mais de 360 participações e 79 profissionais indicados (as). Foram selecionados(as) os(as) 15 mais indicados(as) - sendo cinco por região.

Na etapa 2, houve a divulgação das jornadas dos 15 educadores(as) mais indicados(as) anteriormente. Mais de 2 mil pessoas, de diferentes cidades do Brasil, participaram do reconhecimento público para identificar os nove educadores(as) a serem valorizados(as).

Educadores nos territórios 

Confira o que os nove educadores e educadoras de valor 2022 compartilharam durante o Evento de Reconhecimento. 

Região de Poços de Caldas (MG)

EVENTO POÇOS 2

“Valorizar o educador hoje são poucos que fazem, e a Alcoa tem esse olhar para estes profissionais. Eu não esperava. Depois que deu tudo certo, foi muito gostoso receber o carinho dos alunos e da equipe escolar. Sou muito grata a tudo isso e a essa iniciativa espetacular.”

Edivânia Cristina Dias

Educadora de Valor 2022 

 

“É uma gratidão muito grande, fiquei imensamente emocionada desde a primeira etapa, que é a indicação, e depois a votação. Fiquei muito feliz e agradeço a todos que votaram em mim. Recebi 84 depoimentos falando da minha pessoa como professora, como diretora. Para mim é uma honra estar aqui nesse dia hoje.” 

Quézia Pires Domingos Oliva

Educadora de Valor 2022 

 

“Essa premiação vem da parceria entre os meus colegas de trabalho e os meus alunos. Então é extasiante. Eu consegui perceber que isso tudo é fruto do meu trabalho e que eu estou seguindo o caminho correto. Me deixa muito feliz.” 

Roberto Henrique Ramiro

Educador de Valor 2022 

 

Região de Juruti (PA) 

Evento juruti 2

“O primeiro item para que você seja um professor atrativo é gostar da profissão. Ser educador é tarefa para poucos, é revolucionário. Tenho 22 anos de trabalho, sou do tempo que tecnologia era muito escassa. Na minha sala não tinha nem banco, eram troncos de madeira e chão batido em um barracão. Mas fomos evoluindo. Hoje, nós já temos internet na escola. Somos do meio rural, mas somos tecnológicos. Não é porque estamos no meio do mato que vamos ficar alienados. Temos que gostar da profissão e nos valorizar!” 

Aurenice de Almeida Nogueira

Educadora de Valor 2022 

 

“O papel do educador na vida do estudante é essencial. Não podemos olhar a criança apenas como aluno, mas sim como uma pessoa em desenvolvimento social e cultural. Eu olho para meus alunos e vejo que tenho nas minhas mãos a responsabilidade de fazer com que exista um futuro diferente para eles. Se hoje sou professora, quero ser uma educadora diferente na vida deles.” 

Iraci Batista de Araújo Lima

Educadora de Valor 2022 

 

“Uma das profissões mais nobres da sociedade é o professor. É a partir dessa profissão que se formam as outras carreiras. Costumo dizer que sou muito motivador. Falo para meus alunos: 'vocês precisam estudar para que no futuro possam vender conhecimento e não vender força'. Quando você motiva o ser humano, ele é capaz de buscar um futuro. Se eu tivesse que fazer uma nova escolha, faria novamente a escolha de ser professor.” 

Sival Pereira Tavares

Educador de Valor 2022 

 

Região de São Luís (MA)

Flag

“Sou profesora antirracista de Língua Inglesa e sempre tive muita dificuldade em alcançar meus alunos. Minha escola fica na zona rural periférica e o percentual de alunos negros ultrapasa 75%. Achei que seria bom trabalhar uma temática que trouxesse os alunos para a escola. Eles precisam saber que aquele local é deles. A população negra, além de desvalorizada, é desacreditada. Quando comecei a desenvolver o projeto, percebi que meus alunos começaram a ser mais respeitados dentro da escola. Hoje, nossa escola é antirracista.”

Marcélia Leal Silva 

Educadora de Valor 2022 

 

“Uma boa gestão só consegue ter reconhecimento se faz uma gestão democrática, se pega na mão dos professores, na da Secretaria de Ensino, dos alunos, das famílias, que representam o pilar mais importante na pedagogia da alternância. A Casa Familiar Rural é de fato uma escola, tem todos os aspectos da parte pedagógica, mas é uma casa com acolhimento e amor. Me sinto honrada em fazer parte dessa casa. Minha mensagem é ‘tenha seus professores como grandes aliados.’ Se tiver essa relação com eles, é meio caminho andado.” 

Sâmara Tanabe Viega

Educadora de Valor 2022 

 

“Sempre quis ser educadora, o que me encantava era poder proporcionar aprendizados novos para outras pessoas. Mas com a prática, percebi o real poder de transformação da educação. O conhecimento abre portas e trabalhá-lo aliado a afetividade faz com que os alunos se sintam capazes de realizar seus sonhos e suas metas. 

Tayane Cabral Silva Rabelo Pereira

Educadora de Valor 2022 

 

Fique por dentro 

A campanha Educador de Valor é apenas uma das ações realizadas na frente de educação pelo Instituto Alcoa, que tem a causa como algo estruturante para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, incentivando a participação social e o diálogo como forma de mobilização das comunidades onde a Alcoa está inserida. 

No Brasil, a Educação Básica pública ainda tem desafios importantes de melhoria de qualidade, de acesso e de gestão. Com uma atuação focada no Ensino Fundamental, o Instituto Alcoa acredita que pode ter resultados mais efetivos com as Secretarias de Educação e os parceiros de projetos. O principal programa dessa frente é o Ecoa. 

O programa atua em duas frentes com a missão de fortalecer a educação pública nos territórios: Ecoa Gestão e Ecoa Formação. 

Instituto Alcoa também incentiva ações de educação por meio do edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, que, anualmente, recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias do IA: Educação (com foco no Ensino Fundamental) e Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo.

Em 2022, o IA destinou R$2 milhões a 16 projetos. Confira a lista completa neste link

Sobre o Educador de Valor

A Campanha Educador de Valor 2022 chegou ao fim, mas o site continua no ar para quem quiser reler as histórias dos educadores e acessar conteúdos da área de educação. Acesse educadordevalor.com.br