21 de dezembro de 2022

“O voluntariado sempre caminhou com a diversidade”, afirma pesquisadora Giuliana Preziosi

Estudo mostra que a prática mais comum para relacionar diversidade e inclusão com voluntariado é a ação de conectar as pessoas voluntárias da empresa com um público socialmente minorizado. Veja como essas temáticas estão presentes na Alcoa.

Programas de diversidade, inclusão e voluntariado empresarial têm sinergia e as empresas têm interesse em potencializar essa relação. É o que aponta a 1ª Pesquisa Voluntariado e Diversidade nas Empresas, realizada em 2022 pelas organizações Skats e Conexão Trabalho, e coordenada por Giuliana Preziosi e Roberta Rossi.

“Eu e Roberta Rossi atuamos com sustentabilidade com foco no social e com programas de voluntariado empresarial a quase 20 anos. No final de 2019, em uma parceria com o JP Polo, um consultor especialista em diversidade e inclusão, resolvemos escrever o e-book Voluntariado e Diversidade deu Match!, trazendo essa sinergia entre os dois assuntos. Antes de escrever, pesquisamos e vimos que ninguém fala sobre isso e o potencial existente entre os dois temas. E com toda a nossa experiência nessas áreas, sabemos que existe essa relação”, contextualiza Giuliana Preziosi.

Após essa primeira publicação e a realização de alguns cursos online sobre a temática, Giuliana conta que veio a necessidade de entender o panorama atual de voluntariado, inclusão e diversidade. Assim, a primeira pesquisa quantitativa foi realizada e coordenada pelas duas sócias junto a empresas de diferentes tamanhos em todo Brasil, independente de ter ou não programas de voluntariado e/ou diversidade. 

Tem aumentado, nos últimos anos, o número de pessoas que doam o seu tempo a uma causa ou a ações empresariais. De acordo com dados da edição 2021 do Benchmarking do Investimento Social Corporativo, o BISC, a maior parte das empresas respondentes, 86%, possui um programa formal de voluntariado.

“O voluntariado, de alguma forma, sempre caminhou com a diversidade porque essas ações, em geral, vão atuar com públicos de maior vulnerabilidade social, que tendem a ser os públicos mais minorizados, mas ele nunca foi olhado de uma forma estratégica, pensando como potencializar o trabalho voluntário olhando para a diversidade”, considera Giuliana.

Cinco em cada dez respondentes da pesquisa afirmam que a empresa em que trabalham já relacionou os temas diversidade e inclusão com voluntariado. Destaca-se os comitês como uma forma de unir as temáticas e suas ações. Confira o infográfico com alguns dados em destaque:

Alcoa diversa e inclusiva

A Alcoa possui 4 redes de afinidade em inclusão e diversidade:

  • AWARE: (Alcoans Working Actively for Racial-Ethnic Equality – Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial, em tradução livre). O Grupo tem como missão sensibilizar e influenciar a organização para promover justiça e equidade étnico-racial, a fim de aumentar o senso de pertencimento e representatividade.
  • ABLE: (Alcoans moving Beyond Limited Expectations - Alcoanos e Alcoanas indo Além de Expectativas Limitantes, em tradução livre). Voltado para as Pessoas com Deficiência (PCDs), a criação do grupo foi considerada mais um avanço da companhia na nossa busca pela promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo.
  • AWN: A AWN (do inglês Alcoa Women’s Network, a Rede de Mulheres da Alcoa) foi criada com o objetivo de fortalecer a inclusão e participação de mulheres na empresa.
  • EAGLE: A rede EAGLE (Employees at Alcoa for LGBT+ Equality - Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBT+) tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBTQIA+ com base no respeito, igualdade de oportunidades e valorização da diversidade.

“Neste ano, mais uma vez, promovemos dez ações em parceria com as redes fortalecendo as iniciativas em que as diversidades sejam acolhidas, respeitadas e valorizadas, buscando o bem comum para todas e todos”, explica Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

Recentes ações

A leitura como uma ferramenta antirracista e de conhecimento das lutas negras. Esse foi o tema de rodas de conversa e de leitura promovidas por  voluntários da Alcoa neste mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra.  

"É preciso intencionalidade para mudar o mundo. É preciso querer fazer parte da mudança e mais do que isso, é preciso agir, mover. Então, fico imensamente feliz em ver a Alcoa agindo com intencionalidade e provocando reflexões a respeito do combate ao racismo através do Clube do Livro", destaca Laene Souza, líder regional do AWARE.

LGBTQIA+

Em junho de 2022, Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Instituto Alcoa desenvolveu uma série de ações em prol da diversidade, e uma dessas propostas foi a segunda edição do Festival da Cultura Empreendedora, que teve como tema o “Impacto social e diversidade: a potência das comunidades empreendedoras”, e ressaltou a importância de fortalecer a diversidade em projetos de geração de renda, assim como encontrar caminhos para toda a sociedade apoiar essas iniciativas em prol de um país mais igualitário. 

Ainda em junho, foi realizado o Mural de Histórias, uma parceria da plataforma de voluntariado Atados e a Rede EAGLE do IA. No projeto, colaboradores voluntários da Alcoa conversam com pessoas para conhecer suas histórias de vida e ampliar suas vozes. A partir dessa troca e escuta ativa, é extraída uma fala de destaque, frase ou momento da conversa que mais representa a pessoa, que é transformada em um cartaz com a foto da pessoa. O material produzido a partir dessa experiência foi transformado em uma exposição virtual com os cartazes dos participantes. 

Mulheres

Entre as diversas iniciativas voltadas para as mulheres no Instituto Alcoa está o incentivo ao empreendedorismo, no qual as brasileiras se destacam. Atualmente, cerca de 32 milhões de mulheres empreendem no país, segundo dados do Sebrae. 

São inúmeros projetos que têm impacto direto na geração de trabalho e ampliação da renda desenvolvidos nas localidades de atuação do IA, como o já mencionado Festival da Cultura Empreendedora, Grupo Mulheres Prósperas, Projeto Costurando Sonhos, Projeto Dona’s e a Feira de Produtos da Agricultura Familiar, Artesanato e Produtos Regionais de Juruti (PA).

PCDs

Em setembro, mês dedicado às pessoas com deficiência, voluntários participaram da iniciativa Experiência Jovem em parceria com a organização Atados, além do projeto de formação de pessoas com deficiência em assistente administrativo em São Luís.

Fique por dentro

Clique aqui e acesse o e-book: 1ª Pesquisa Voluntariado e Diversidade nas Empresas.

::. Conheça mais sobre as redes de inclusão e diversidade da Alcoa:

“Pensar na inclusão é olhar para a diversidade, potencialidades e humanidade”

Inclusão e diversidade: Iniciativas voltadas a mulheres estão presentes nos territórios de atuação do Instituto Alcoa

Ações da Alcoa na área de diversidade e inclusão chegam aos territórios por meio do Instituto Alcoa