23 de março de 2023

Instituto Alcoa recebe inscrições de projetos sobre educação e geração de trabalho e renda

Edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, realizado anualmente, tem inscrições abertas até 25 de abril. Serão aceitas propostas das regiões de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG).


O dia 13 de março marcou a abertura das inscrições de mais um edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, uma iniciativa do Instituto Alcoa realizada anualmente com o objetivo de incentivar e apoiar propostas, programas e projetos realizados pelas comunidades em seus territórios de atuação.

Podem participar da seleção projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e ou pelo Poder Público com foco em educação no ensino fundamental e geração de trabalho e renda, áreas prioritárias para o Instituto e fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. 

Além disso, a Alcoa tem procurado fortalecer e valorizar ainda mais a diversidade em seus territórios e contribuir para a redução das desigualdades. Por isso, projetos que auxiliem e estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+ são incentivados a participar.

Critérios de participação 

A prioridade da seleção será para iniciativas desenvolvidas nas áreas de atuação do IA: Juruti (PA); Divinolândia (SP), Poços de Caldas e Caldas (MG); São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar (MA).

Ainda, as organizações proponentes devem ter no mínimo dois anos de existência com projetos realizados nas localidades. As iniciativas inscritas devem ter duração máxima de dois anos, solicitar entre R$ 50 mil e R$ 250 mil para realização da proposta, ter perspectiva de continuidade e sustentabilidade após encerramento do apoio, bem como contar com estratégias de avaliação e plano de divulgação de ações e resultados.

Inscrições 

As inscrições devem ser realizadas até 25 de abril diretamente pelo Sistema de Gestão do IA. O período de seleção acontece entre julho e agosto, com a divulgação dos resultados até dia 25 de agosto.

Todas as informações sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais 2023 estão reunidas na página da iniciativa. Acesse e participe.