25 de setembro de 2024
Campanha “Educador de Valor”, do Instituto Alcoa, vai reconhecer experiências e vivências educacionais
A campanha busca valorizar iniciativas inscritas por educadores(as) que atuam nos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Nas últimas três edições, a campanha já mobilizou milhares de pessoas.
A 4ª edição da Campanha Educador de Valor, cujo tema é “Alquimistas de vivências e experiências educativas”, realizada entre agosto e novembro de 2024, irá reconhecer experiências e vivências educacionais exitosas em três categorias: Educomunicação, Educação Ambiental e Cultura de Paz. A ação é voltada aos territórios de atuação do Instituto Alcoa (IA): Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
A iniciativa está conectada com umas de suas principais áreas de atuação, a educação, por compreendê-la como algo estruturante para a construção de territórios mais inclusivos e menos desiguais. Por esse compromisso com uma educação pública acessível e de qualidade, desde a sua origem, em 2021, a Campanha Educador de Valor é pautada em políticas públicas educacionais, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Esse projeto tem nos mostrado, ano após ano, o quanto os(as) educadores(as) são resilientes na tarefa de ensinar. E, por mais que a campanha se atualize, é incrível ver o que chega dos territórios onde atuamos, desde a indicação de uma professora por meio de uma história em quadrinho a um relato emocionado sobre o impacto da educação na vida de um(a) aluno(a) ou da comunidade. Tem muito sendo feito nessas diversas comunidades, e precisamos reconhecer”, explica Monica Espadaro, diretora executiva de operações do Instituto Alcoa.
Vale lembrar que a campanha considera educadores(as) não só professores e professoras, mas também gestores(as), como orientadores(as) pedagógicos(as), coordenadores(as), assistentes de direção e diretores(as).
Cronograma
A campanha está dividida em cinco etapas que visam promover uma ampla mobilização local nos territórios de atuação do Instituto Alcoa a partir da “valorização dos(as) educadores(as)”. Confira as etapas:
Etapa 2 - agosto e setembro de 2024
Disponibilização do formulário online, no site da campanha (www.educadordevalor.com.br), para que os(as) educadores(as) dos municípios participantes inscrevam as suas práticas em alguma das três categorias: Educomunicação, Educação Ambiental e Cultura de Paz, respondendo à pergunta "De que maneira criei vivências e experiências educativas para enriquecer o aprendizado dos(as) estudantes da minha escola?"
Etapa 3: outubro de 2024
A avaliação das inscrições será de responsabilidade do Comitê Consultivo da campanha, composto por um colaborador(a) Alcoa de cada localidade (três no total); dois representantes do Estúdio Cais; dois representantes do Instituto Alcoa; e mais dois especialistas na área da Educação.
Com a definição das experiências finalistas, o Comitê Consultivo deve avaliar a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem. Os critérios para a escolha das propostas são:
- Alinhamento ao tema da edição;
- Inovação;
- Respeito e valorização da realidade e cultura locais;
- Qualidade técnica em redação de projeto;
- Competência gramatical;
- Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Potencial de engajamento de estudantes;
- Potencial de mobilização da comunidade escolar;
- Oportunidade de replicação e ganho de escala.
A partir da avaliação desses critérios, nove educadores(as) de cada território, sendo três por categoria, escolhidos(as) pelo comitê, poderão participar da próxima Etapa da campanha, a de “Reconhecimento Público”.
Etapa 4: fim de outubro a novembro
Neste período, será iniciada a votação popular, que escolherá uma experiência/vivência por categoria de cada território, totalizando nove. Com isso, a campanha terá definido os(as) nove “Educadores(as) de Valor 2024”. As escolas com o maior número de envio de experiências e vivências serão reconhecidas como "Escolas de Valor".
Etapa 5: novembro
Como nos anos anteriores, o “Evento de Reconhecimento” irá prestigiar os(as) nove educadores(as) mais citados(as) na fase de votação popular. Participam ainda lideranças das escolas, estudantes e um(a) convidado(a) especial no campo da Educação.
Ainda como parte do momento de valorização, os(as) educadores(as) receberão os seguintes materiais:
- Educador(a): 1 (um) tablet e um vale-presente no valor de R$ 300,00 em uma livraria de atuação nacional;
- Escola: 1 (um) computador portátil;
- Participação no evento de reconhecimento;
- Gravação de vídeo sobre a campanha a ser divulgado nos canais de comunicação do Instituto Alcoa e da Alcoa e nas localidades;
- Matéria nos veículos de comunicação da Alcoa e do Instituto Alcoa.
A campanha em dados
As últimas três edições da Campanha Educador de Valor acumulam milhares de participações. São educadores(as) e toda a comunidade escolar de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) que apostam, junto com o IA, na valorização das pessoas que fazem a educação acontecer cotidianamente. Confira alguns números:
- Em 2021 foram indicados(as) 285 educadores(as), e cerca de três mil votos para chegar aos(às) “Educadores(as) de Valor”;
- Já em 2022, 79 educadores(as) foram indicados(as), e houve 2.200 participações nesse processo;
- No último ano, em 2023, estudantes dos três municípios enviaram 560 histórias em quadrinho para a campanha, uma forma de homenagear os(as) profissionais da educação e manifestar os(as) seus(suas) indicados(as).
Saiba mais: todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, podem ser acessados no site: www.educadordevalor.com.br
Qualquer dúvida pode ser enviada, via WhatsApp, para a Central de Orientação da Campanha: (11) 91457-5973.