02 de agosto de 2022

Na Alcoa, a Segurança está sempre em primeiro lugar para todos e todas

OneAlcoa fomenta cultura de segurança na Alcoa, um grande valor para a Cia. 

 

No dia 27 de julho comemorou-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Na Alcoa, esta data é celebrada diariamente, pois a segurança está sempre em primeiro lugar e essa cultura faz parte do dia a dia dos colaboradores e colaboradoras diretas e indiretas. A preocupação em fazer com que as pessoas retornem para suas casas no final do expediente com saúde e segurança é válida para todos e todas, e se tornou ainda mais forte com a implantação do OneAlcoa, em 2017, um conceito que busca e promove a segurança entre Alcoanos, contratados e visitantes.  

“A segurança para a Alcoa sempre foi e continua sendo um valor e o OneAlcoa fomenta essa cultura de cuidar das pessoas e da segurança de todos e todas que adentram a nossa empresa, sejam Alcoanos, contratados ou visitantes”, ressalta Tamiris Vrunski, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Poços de Caldas.   

“As nossas ferramentas programas são direcionados a todos estes públicos. Na primeira semana de julho foi realizada a Semana da Contratada, ação específica colaboradores indiretos. No dia 29 foi lançado o Guardiões da Segurança, também como parte das comemorações do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes, que valoriza o compromisso com a vida ao transformar a força de trabalho e liderança em agentes de segurança”, destaca Tamiris.  

Todas as iniciativas visando ampliar a segurança de todos e todas refletem-se nos resultados da Fábrica. “Este ano, a taxa de incidentes com lesão caiu para1.9 a cada 200 mil horas trabalhadas, uma redução de 0.8 em relação à 2021”, completa a gerente 

Para os colaboradores das contratadas, trabalhar em uma empresa que tem o Valor Segurança tão arraigado é muito importante. “Isso nos dá muita tranquilidade para trabalhar, pois temos todas as ferramentas de segurança à disposição e sabemos que podemos contar com a cadeia de ajuda, sempre que necessário”, conta Adilan de Oliveira, Líder de Manutenção da Refinaria pela InHaus e há 17 anos trabalhando como terceiro na Fábrica de Poços de Caldas. “Para mim e para a minha família é muito confortável saber que todos os dias vou retornar do trabalho para casa bem e saudável”. 

Semana das Contratadas 

Entre as muitas ações direcionadas aos colaboradores indiretos está a Semana das Contratadas, realizada na primeira semana de julho, nos três turnos. A iniciativa movimentou centenas de colaboradores das contratadas com diversas atividades lúdicas, além de bate-papos e exposição de equipamentos para proteção de quedas.  

Foram reforçados os conceitos e as ferramentas de segurança, como o Gerenciamento de Riscos Críticos, Desempenho Humano e o Programa PARE, que permite a qualquer colaborador parar uma atividade ao verificar uma situação de risco.   

“A Semana é organizada pelas pr óprias contratadas que fazem tudo com muito profissionalismo e, nesse ano de 2022, as ações foram ainda mais criativas e todos aproveitaram para aprender um pouco mais sobre segurança”, comentou Tamiris. “Foi uma semana para relembrar os cuidados que temos com as contratadas e levar informação e treinamentos de forma lúdica e interativa”. 

Sobre a Alcoa 

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores. 

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.  

 

 

17 - Semana Contratadas7