23 de setembro de 2022

Alcoa promove mais uma edição do Cultivando a Mata Atlântica no Parque Ambiental

Edição totalmente presencial após a pandemia, o programa reuniu alunostrês escolas municipais e uma estadual de Poços de Caldas 

 

A Alcoa encerrou mais uma edição do Programa Cultivando a Mata Atlântica, a primeira totalmente presencial após a pandemia. Realizado entre os meses de maio e agosto, o Programa reuniu 110 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Sérgio de Freitas Pacheco e José Avelino de Melo, Raphael Sanches, e da Escola Estadual Prof. José de Castro Araújo, todas de Poços de Caldas.  

Durante os cinco encontros, sendo três deles no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas e os outros dois no Jardim Botânico e no Zoo das Aves, os alunos estudaram e participaram de atividades práticas sobre biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, consequências das queimadas, além da flora e fauna, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e a importância do alumínio no dia a dia das pessoas. No encerramento, os alunos receberam certificado de participação e muda de árvore nativa produzida no Viveiro de Mudas da Alcoa.  

Para Rosa Aparecida da Silva Xavier, professora de Ciências da Escola José Avelino de Melo, o programa foi excelente e os alunos adoraram. “Foi muito bom e proveitoso em todos os sentidos”, conta. “Além de saírem do ambiente da escola e conhecerem novos lugares, uma oportunidade rara para eles que moram e estudam na zona rural, o aprendizado na prática, sem dúvida, contribuirá muito com o desempenho dos nossos alunos na sala de aula. Só temos a agradecer esta oportunidade”.  

Ivani Barzagli, professora de Geografia da Escola Sérgio de Freitas Pacheco, também demonstra sua satisfação em relação ao Programa. “Este tipo de programa contribui muito com a aprendizagem dos alunos e complementa o que eles estudam na sala de aula”, comenta. “Na minha disciplina estudamos, no sétimo ano, o Brasil, compreendendo a geografia, clima, biomas etc. muito disso eles viram, na prática, durante os cinco encontros”.  

O Programa Cultivando a Mata Atlântica é realizado desde 2104, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Fundação Jardim Botânico, Zoo das Aves e a Consultoria Enutrium, e já atendeu mais de dois mil alunos da rede pública de ensino de Poços de Caldas.  

 

Cultivando-Sergio de Freitas Pacheco
Cultivando-Sergio de Freitas Pacheco