21 de setembro de 2022

Campanha “Educador de Valor” 2022 abre período de reconhecimento público e convida sociedade a valorizar os profissionais de Educação

A segunda edição da “Campanha Educador de Valor”, uma iniciativa do Instituto Alcoa que visa promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos profissionais da Educação, chega à segunda etapa de “Reconhecimento público”.  

De 20 de setembro a 4 de outubro, todos os interessados poderão entrar no site da campanha - www.educadordevalor.com.br - ler as histórias sobre as jornadas de vida dos(as) 15 educadores(as) mais indicados(as) na primeira etapa - que contou com mais de 79 profissionais indicados(as) - e escolher um(a) educador(a) que gostaria de reconhecer e valorizar do seu território.  

Os(as) educadores(as) atuam em escolas públicas do Ensino Fundamental das seguintes localidades de atuação do Instituto Alcoa: Região do Pará: Juruti e Santarém; 2. Região Minas Gerais/São Paulo: Caldas, Divinolândia e Poços de Caldas; e  3. Maranhão:  São Luís e Paço do Lumiar. 

Os(as) nove educadores(as) mais votados(as) - três de cada localidade - serão, então, valorizados(as) pela campanha. Como parte do reconhecimento, os(as) educadores(as) irão receber um tablet, brindes do Instituto Alcoa e da Alcoa, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online  sobre a temática de valorização de educadores(as), o “Evento de Reconhecimento”. O encontro será realizado no dia 26 de outubro e, além de contar com participação de especialistas nesta temática, será aberto para os cidadãos(ãs) de todas as localidades. 

 

“Depois de dois anos de pandemia, as escolas por todo o Brasil estão retomando todas as atividades, e os profissionais da educação - diretores e diretoras, coordenadores e professores - são figuras fundamentais para mobilizar toda a comunidade escolar para fazer com que a escola volte a ser um lugar potente e de encontros. Reconhecer o trabalho que esses profissionais realizam diariamente é apoiá-los na oferta de uma educação de qualidade, uma aprendizagem significativa e na construção de uma sociedade menos desigual. Um olhar atento à jornada dos educadores e educadoras brasileiros é fundamental, para que possamos, juntos, celebrar enquanto sociedade o papel que exercem na formação dos estudantes”, ressalta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa. 

Assim, a campanha envolve uma série de iniciativas, dando visibilidade à atuação de educadores(as) e disseminando ideias, sugestões e oportunidades de ações para que todos e todas possam valorizar os(as) educadores(as) a partir da sua realidade cotidianamente. 

 

Como participar do Reconhecimento público: 
 
Basta acessar o site da campanha - www.educadordevalor.com.br -, ler a história dos(as) educadores(as) e fazer a escolha de qual gostaria de reconhecer, por meio de um formulário online. 

Todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, estão disponíveis na plataforma. 

Nas redes sociais do Instituto, como o perfil no Facebook e Instagram, há também diversos materiais a respeito do tema. Quem participar da iniciativa receberá um selo digital “Parceiro(a) da Educação - eu valorizo quem educa!” e acesso a um kit com materiais digitais sobre o tema de Educação.  

Conheça os(as) educadores(as) participantes: 

Região de Minas Gerais/São Paulo: 
 

  • Quézia Pires Domingos Oliva - Escola Municipal João Pinheiro - Poços de Caldas (MG)
  • Clícia Dalla Rosa - Escola Municipal Wilson Hedy Molinari - Poços de Caldas (MG)
  • Roberto Henrique Ramiro - Escola Municipal Wilson Hedy Molinari - Poços de Caldas (MG)
  • Karen Gonçalves de Lima - EE Souza Novais - Caldas (MG)
  • Edivânia Cristina Dias - EMEB José Pereira da Silva - Divinolândia (SP)

 

Região do Pará: 
 

  • Aurenice de Almeida Nogueira - EMEIF Antônio Moreira Rocha - Juruti (PA)
  • Marcela de Souza Bentes - EMEIF Getúlio Vargas - Juruti (PA)
  • Sival Pereira Tavares - EMEIF Antônio Moreira Rocha - Juruti (PA)
  • Eidelane Sousa da Silva - EMEIF José Roberto Pimentel - Juruti (PA)
  • Iraci Batista de Araújo Lima - EMEF Paulo Rodrigues dos Santos - Santarém (PA)

 

Região do Maranhão: 

 

  • Marcélia Leal Silva - C.E Lucia Chaves - São Luís (MA)
  • Sâmara Tanabe Viegas - Escola Casa Familiar Rural - São Luís (MA)
  • Tayane Cabral Silva Rabelo Pereira - UEB José Maria Martins - Paço do Lumiar (MA)
  • Fábio de Melo Silva - UEB Tácito Caldas - Paço do Lumiar (MA)
  • xxxx

 

 

Sobre o Instituto Alcoa - Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).