30 de setembro de 2022

Grupo ABLE da Alcoa promove a inclusão de pessoas com deficiência

Companhia investe em programas de inserção depessoas com deficiência nas suas localidades e em ações direcionadas às instituições voltadas para este público 

 

No dia 21 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por meio da Lei 11.133/2005. Momento de refletir sobre o que as empresas estão fazendo para reduzir o preconceito e inserir estas pessoas no mercado de trabalho.  

A Alcoa, antes de ser criada esta data, já tinha programas de inclusão de pessoas com deficiência, sendo que a primeira ação, o Superar, teve seu início em 2000, há 22 anos. Hoje, além de políticas de Recursos Humanos, específicas para o tema, a companhia criou o grupo ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes), com foco na inclusão de pessoas com deficiência, que completa um ano de atuação.  

Dentro de empresa, colaboradores direto e indiretos, encontram um ambiente de trabalho adequado e acolhedor, e tem todo o suporte necessário para desenvolver suas habilidades. O coLíder ABLE, Robson Silva, planejador de Manutenção, está na Alcoa há 15 anos, ele trabalhou os três primeiros anos como operador da Sala de Cubas, até descobrir uma doença autoimune, que lhe causava muita dor e restringiu seus movimentos.  

“Foi uma época muito difícil, de muitas dúvidas e muito medo do futuro”, conta Robson. “Mas tive a sorte de trabalhar em um lugar incrível como a Alcoa, que ajudou muito no meu tratamento, reabilitação e preparação para um novo cargo, mais adequado às minhas novas necessidades, já que não posso mais realizar atividades que envolvem esforço físico repetitivo. Fui transferido para a Manutenção, me formei em Engenharia de Controle de Automação e estou fazendo o curso Técnico de Eletrotécnica, que é importante na minha função”,  

Ele  conta que foi uma grande mudança de vida e que neste processo teve o apoio de todos na Fábrica, desde a equipe do Serviço Médico Ocupacional aos gestores e colegas de trabalho. “Hoje, por meio do ABLE, procuro retribuir todo cuidado que tiveram comigo, ajudando quem está chegando”, finaliza disposto a contribuir dentro na rede de apoio e fora da companhia. 

Além das ações direcionadas aos colaboradores, a Alcoa tem investido em projetos e ações comunitárias de instituições que atendem pessoas com deficiência. Exemplos são a AADV (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais) e a Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas), que já foram beneficiadas, ao longo dos anos, com um total de R$ 780 mil para melhorar a qualidade do atendimento das instituições, recursos da Alcoa Foundation e Instituto Alcoa.  

Neste mês, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os voluntários da Alcoa Poços de Caldas realizaram, no dia 4 de setembro, uma ação comunitária (ACTION) em prol da Adefip, ajudando na organização e participando da 3° Corrida.  

A outra ação foi na AADV, no dia 16, com o evento Experiência Jovem, que teve como objetivo promover trocas de experiências entre os profissionais da Alcoa e os alunos da instituição.  

“Esse momento de interação com as instituições, com as pessoas, alunos e colaboradores, é uma conexão que multiplica nossos conhecimentos, aprendemos, contribuímos e somamos com a Comunidade, além de encher nossos corações de alegria”, destaca Fabio Costa, um dos 43 voluntários que participaram nas ações.  

Sobre a Alcoa 

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores. 

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. 

. 

Além do ABLE, a Alcoa tem mais três grupos de inclusão: a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), o EAGLE, voltado para LGBTQI+, e o AWARE, para a inclusão étnico-racial.

 

Experiência Jovem - AADVACTION Adefip1 (1)