29 de setembro de 2022

Parque Ambiental da Alcoa abre as portas para os participantes do Congresso de Meio Ambiente

Os congressistas conheceram o Viveiro de Mudas e percorreram a trilha em área reabilitada

Na manhã do dia 21 de setembro, cerca de 50 participantes do 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado em Poços de Caldas, visitaram a área do Parque Ambiental da Alcoa. Acompanhados pelo time da Mineração, eles conheceram o Viveiro de Mudas e percorreram a trilha em área reabilitada. A visita ao Parque fez parte da parceria da Alcoa com a GSC Eventos Especiais, organizadora do evento.
Entre os visitantes estavam 10 alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal do Amazonas – campus de Tabatinga, acompanhados do professor Marxer Batista, que gostaram muito de conhecer o Viveiro.
“A visita foi muito positiva, pois no nosso campus trabalhamos com produção de mudas, mas de clima, solo e espécies totalmente diferentes”, avaliou Marxer. “Foi também muito bacana eles conhecerem a estrutura que a Empresa utiliza para fazer a recuperação das áreas mineradas, pois temos a disciplina de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas. Uma oportunidade incrível para a formação de nossos alunos, uma verdadeira aula em campo”.

Cadeia de produção sustentável: bauxita, alumínio e alumina
Além de ser uma das patrocinadoras do Congresso, a Alcoa participou da mesa de abertura, representada por Maria Cristina Gonçalves, Consultora de Relações Governamentais, Comunicação e Relações Comunitárias, e coordenou a mesa temática “Cadeia de Produção Sustentável: bauxita, alumínio e alumina”. Participaram Rodrigo Giannotti, Gerente de Refinaria e Área de Resíduos de Bauxita; Jaime Eleutério, Gerente da Mineração; Tamiris Vrunski, Gerente de EHS; Evandro Jr., Gerente de Metal, e Josianne Rosa, Coordenadora Regional dos Programas de Biodiversidade da Alcoa.
O 19º Congresso de Meio Ambiente foi realizado de 20 a 22 de setembro, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IF Sul de Minas) - e apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor).

Sobre a Alcoa
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores.
No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.